Busca avançada
Ano de início
Entree

A internacionalização e seus efeitos na estratégia de financiamento de multinacionais latino-americanas

Processo: 12/12302-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Hsia Hua Sheng
Beneficiário:Hsia Hua Sheng
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Internacionalização de empresas  Empresas multinacionais  Países em desenvolvimento  Capital financeiro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:financing strategies | International Business | Internationalization | latinamerican multinationals | Ownership Structure | Finanças Corporativas e Negocios Internacionais

Resumo

Estudos sobre a internacionalização de empresas de países emergentes têm se expandido na medida em que cada vez mais empresas domésticas têm procurado transpor suas fronteiras em busca de novos mercados. Contudo, há lacunas teóricas na literatura quando se tenta explicar a composição de capital de empresas multinacionais, sobretudo de multinacionais de países emergentes. Sendo assim, este projeto pretende explorar duas destas lacunas, contribuindo para a hipótese upstream-downstream que explica os efeitos da internacionalização na estrutura de capital. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar os efeitos do modo de entrada e estrutura de propriedade na composição de endividamento de empresas multinacionais latino-americanas. Para tanto, utilizar-se-á de análise quantitativa por meio de regressões de dados em painéis, a partir de uma amostra de empresas de capital aberto argentinas, brasileiras, chilenas e mexicanas. Espera-se assim, analisar: (a) os efeitos dos modos de entrada na composição endividamentos (trade credit, debêntures, externo e outros já utilizados por estudos anteriores) das multinacionais de países emergentes; (b) os efeitos que as estruturas de propriedade trazem para os níveis de endividamentos (trade credit, debêntures, externo e outros já utilizados por estudos anteriores) das multinacionais de países emergentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HSIA HUA SHENG; VINÍCIUS SILVA PEREIRA. Effects of Internationalization on Ownership Structure: Evidence from Latin American Firms. BAR, Braz. Adm. Rev., v. 11, n. 3, p. 323-339, . (12/12302-9)