Busca avançada
Ano de início
Entree

A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011): Fase I: fontes para a pesquisa

Processo: 12/10609-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Rosane Michelli de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/26085-2 - A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) - fase I: fontes para a pesquisa, BP.TT
Assunto(s):História da educação  História das disciplinas escolares  Didática  Formação de professores  Fontes de informação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo de saberes e disciplina | didática | Fontes para a pesquisa | historia da educação | História das Disciplinas Escolares | História da educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa "A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011", o qual tem como objetivo central localizar, identificar, recuperar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos do corpo de saberes, considerado como sendo propriamente da Didática, e das disciplinas de Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Desse programa de pesquisa decorreu o projeto integrado de pesquisa com o mesmo título e objetivo geral, o qual, em virtude da amplitude dos questionamentos sobre o objeto da pesquisa e os aspectos teórico-metodológicos, será desenvolvido mediante etapas, a começar por esta entre 2012-2014. Nesta primeira etapa, as ações estarão centradas na localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização e análise de fontes que venham a subsidiar o desenvolvimento deste e de outros projetos, em nível de iniciação científica e/ou de pós-graduação, a serem desenvolvidos no âmbito do programa de pesquisa mencionado. O nosso interesse em desenvolver pesquisa histórica sobre a Didática em instituições de formação de professores no Brasil, como corpo de saberes sobre o "como ensinar", entre 1827 e 1930, e como disciplinas, após 1930, é decorrente da nossa crença de que, mediante a reunião de aspectos constitutivos da história da Didática, nos vários cursos de formação de professores no Brasil, em momentos históricos distintos, é possível se constituir o que se pode chamar de uma História da Didática no Brasil. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997) /Mortatti (2000). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)