Busca avançada
Ano de início
Entree

Didática e desenvolvimento curricular na formação de professores de geociências

Processo: 12/18587-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 03 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 21 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Denise de La Corte Bacci Toledo
Beneficiário:Denise de La Corte Bacci Toledo
Pesquisador visitante: Luis Manuel Ferreira Marques
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidade de Aveiro (UA), Portugal
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Didática  Metodologia da pesquisa  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ctsa | curriculo | didática | ensino de ciencias | formação de professores | Metodologia de Pesquisa | Ensino de Geociências

Resumo

A visita do Prof. Luis Marques será organizada em quatro etapas: curso de formação para alunos de graduação, palestras e reuniões científicas para elaboração de projeto de cooperação internacional e internazionalização da graduação, colaboração em curso de especialização. O curso de formação para alunos de graduação das licenciaturas em Geociências e Educação Ambiental do IGc/USP e da de Ciências da Naturza da EACH/USP, ambos em São Paulo (SP) passa pelo reconhecimento de que a formação de professores é um fator decisivo para que seja possível conceber, e depois implementar, um currículo de ciências em sintonia, quer com as necessidades da sociedade, quer com os indicadores da investigação educacional. Em conformidade com esta perspectiva, a proposta de formação inicial do curso Didáctica e Desenvolvimento Curricular na Formação de Professores de Geociências, implicará abordagens articuladas com os resultados daquela investigação e, também, com questões que emergem da sala de aula. Tudo isto sem esquecer que, qualquer formação inicial, por mais completa que seja, não dispensa a prestimosa contribuição da formação ao longo da vida, na qual a reflexão acerca das práticas letivas é um fator crucial. O curso terá duração de 40 horas, ministrado 10 a 19 de dezembro de 2012, no IGc/USP e terá como público alvo os alunos dos dois cursos de graduação.A segunda etapa da visita consiste na participação como palestrante na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes (SP), na qual as professoras Denise de La Coret Bacci e Rosely Liguori Imbernon têm atuado em cursos de formação de professores da rede pública.Nos dias 7 e 8 de dezembro, o pesquisador estará reunido com professores da UNESP, no Campus de São Jose´do Ri Preto (SP) no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) como colaborador no curso de especialização "Sistema Terra - Ensino Contextualizado e Polidisciplinar" oferecido a professores da rede pública da região de São José do Rio Preto (SP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)