Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da resposta imune sobre os carcinomas mamários de cadelas

Processo: 12/09385-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Rosemeri de Oliveira Vasconcelos
Beneficiário:Rosemeri de Oliveira Vasconcelos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Gisele Fabrino Machado ; Helio Jose Montassier ; Mirela Tinucci Costa
Assunto(s):Imunopatologia  Neoplasias em animal  Neoplasias mamárias  Citocinas  Evasão da resposta imune  Evasão tumoral  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | Evasão imune | resposta imune | Tumores Mamários | Imunopatologia

Resumo

A inflamação é um componente crítico para a progressão de tumores. As características de malignidade dos mesmos podem estar relacionadas com a resposta inflamatória presente no tumor. Os linfócitos T secretam citocinas, que direcionam a resposta imune para Th1 e Th2, que são responsáveis pelo equilíbrio imunológico do organismo. A resposta mais eficiente contra os tumores seria a celular ou citotóxica (linfócitos T CD8 ou por células natural killer - NK). Na literatura humana destaca-se a capacidade dos tumores malignos em modular o sistema imune do organismo e levar ao desenvolvimento de uma resposta imune ineficiente, favorecendo seu crescimento e difusão para outros sítios. Muitos dos fatores que contribuem para isso são os fatores de crescimento, enzimas e citocinas secretados pelas células inflamatórias ou pelo estroma tumoral, no microambiente do tumor. Um ambiente com perfil Th2, criado predominantemente por citocinas secretadas por macrófagos associados ao tumor ou por linfócitos T regulatórios são outros fatores descritos neste processo de evasão imune tumoral. Em cadelas são escassas as publicações que enfocam a resposta imune e sua relação com a agressividade do tumor. Portanto, o presente estudo tem por objetivo determinar o perfil da resposta imune dos carcinomas mamários caninos, considerando o grau de malignidade do tumor. Serão utilizadas amostras de tumores de mama de 30 cadelas, encaminhadas para o Departamento de Patologia Veterinária da FCAV-UNESP, para diagnóstico histológico. A determinação da resposta imune será feita por imuno-histoquímica, considerando o perfil de células inflamatórias (macrófagos, linfócitos T CD4 e CD8, linfócitos Treg e linfócitos B), células dendríticas, o perfil de citocinas (MIF, IL 10, IL 4, TGF-² e IFN-g), fatores de transcrição (T-bet, GATA-3), receptores hormonais (estrógeno e progesterona) e a imunodetecção de HER2/neu. Da mesma forma será feita a quantificação das citocinas IL-10, IL-4, TGF-² e IFN-g, por meio da técnica de PCR em Tempo Real (qPCR). Os resultados da imunomarcação e da expressão de citocinas serão relacionados com a classificação e grau histológico de tumores mamários malignos e benignos de cadelas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSOLEM, MAYARA C.; VASCONCELOS, ROSEMERI O.; GARRIDO, EDUARDO; CASTANHEIRA, THAIS L. L.; MOREIRA, PAMELA R. R.; MAGALHAES, GEORGIA M.; ROZZA, DANIELA B.; RAMOS, SALVADOR B.. Imunodetecção de células dendríticas mieloides e plasmocitoides nos carcinomas mamários em cadelas. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, n. 11, p. 906-912, . (11/03510-4, 12/09385-0)