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Aprendizagem motora na distrofia muscular: tarefa de labirinto no computador

Resumo

As Distrofias Musculares (DM) são definidas como um grupo de doenças determinadas geneticamente, caracterizadas por fraqueza muscular progressiva e irreversível, sendo que tem como principal alteração deficiência na estrutura músculo-esquelética com dificuldades na atividade e participação de tarefas funcionais. Diante das dificuldades motoras uma possibilidade de intervenção é basear-se nos conhecimentos da aprendizagem motora. Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de aprendizagem motora por meio de uma tarefa de labirinto em pessoas com DM em comparação a pessoas sem alterações da postura e movimento. Para a realização deste trabalho avaliar-se-ão 40 pessoas com DM que constituirão o grupo experimental e 40 pessoas sem deficiência que formarão o grupo controle pareados por idade e sexo. Serão analisados valores intragrupo e intergrupo considerando o tempo de execução da tarefa nas fases de aquisição, retenção e transferência. Os resultados oferecerão dados para futuras intervenções com utilização do conhecimento sobre o processo de aprendizagem de uma habilidade motora em pessoas com DM, assim como contribuirá significativamente para a organização adequada e efetiva de programas de intervenção para essa população. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ, MAYRA PRISCILA BOSCOLO; MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA DE MELLO; SILVA, TALITA DIAS DA; VALENTI, VITOR E.; FERREIRA-FILHO, CELSO; STERR, ANNETTE; VANDERLEI, LUIZ CARLOS MARQUES; FERREIRA, CELSO; GARNER, DAVID M.. Autonomic Modulation in Duchenne Muscular Dystrophy During a Computer Task: A Prospective Transversal Controlled Trial Assessment by Non-linear Techniques. FRONTIERS IN NEUROLOGY, v. 12, . (17/24991-7, 16/08358-0, 12/16970-6)
PINHEIRO MALHEIROS, SILVIA REGINA; DA SILVA, TALITA DIAS; FAVERO, FRANCIS MEIRE; DE ABREU, LUIZ CARLOS; FREGNI, FELIPE; RIBEIRO, DENISE CARDOSO; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA. Computer task performance by subjects with Duchenne muscular dystrophy. NEUROPSYCHIATRIC DISEASE AND TREATMENT, v. 12, p. 41-48, . (12/16970-6)
DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA; DA SILVA, TALITA DIAS; DE ABREU, LUIZ CARLOS; FREGNI, FELIPE; DE ARAUJO, LUCIANO VIEIRA; INOCENCIO BORBA FERREIRA, FERNANDO HENRIQUE; LEONE, CLAUDIO. Short-term motor learning through nonimmersive virtual reality task in individuals with down syndrome. BMC Neurology, v. 17, . (12/16970-6, 13/00619-0)
LACERDA DE ARAUJO, AMANDA VITORIA; DE OLIVEIRA NEIVA, JAQUELINE FREITAS; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA; MAGALHAES, FERNANDO HENRIQUE. Efficacy of Virtual Reality Rehabilitation after Spinal Cord Injury: A Systematic Review. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2019, . (12/16970-6, 15/13096-1)
CAPELINI, AMILA MILIANI; DA SILVA, TALITA DIAS; TONKS, JAMES; WATSON, SUZANNA; BOSCOLO ALVAREZ, MAYRA PRISCILA; DE MENEZES, LILIAN DEL CIELLO; FAVERO, FRANCIS MEIRE; CAROMANO, FATIMA APARECIDA; MASSETTI, THAIS; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA. Improvements in motor tasks through the use of smartphone technology for individuals with Duchenne muscular dystrophy. NEUROPSYCHIATRIC DISEASE AND TREATMENT, v. 13, p. 2209-2217, . (12/16970-6)
BOSCOLO ALVAREZ, MAYRA PRISCILA; DA SILVA, TALITA DIAS; FAVERO, FRANCIS MEIRE; VALENTI, VITOR ENGRACIA; RAIMUNDO, RODRIGO DAMINELLO; MARQUES VANDERLEI, LUIZ CARLOS; GARNER, DAVID M.; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA. Autonomic Modulation in Duchenne Muscular Dystrophy during a Computer Task: A Prospective Control Trial. PLoS One, v. 12, n. 1, . (12/16970-6)

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