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Estudo das relações entre relevo / litologia / solo / drenagem em várias escalas de abordagem

Processo: 12/19048-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Déborah de Oliveira
Beneficiário:Déborah de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geomorfologia  Litologia  Neossolos flúvicos  Drenagem do solo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capturas fluviais | drenagem | Litologia | Relevo | solo | Topossequência | Geomorfologia

Resumo

O presente plano de pesquisa integra as atividades do projeto relacionado ao estudo das relações entre o relevo, a litologia, os solos e a drenagem, abordando várias escalas têmporo-espaciais. Neste sentido, vários trabalhos têm sido desenvolvidos dentro desta temática nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, pela proponente e seus orientandos. A presente proposta buscará avançar, principalmente, no estudo sobre as capturas fluviais, que é um assunto pouco conhecido e pouco estudado atualmente no Brasil, principalmente quando se trata da interação geomorfologia, litologia, hidrografia e solos Muitos dos trabalhos encontrados sobre capturas fluviais não apresentam como resultados essa interação e, percebe-se que, sempre os solos estão excluídos deste contexto. O que se nota, por conta dos trabalhos em desenvolvimento pela proponente, é que os solos também têm um papel importante no fenômeno das capturas fluviais, pois têm aparecido o mesmo tipo de solos nos vales secos onde supõem-se que houve o processo de captura fluvial. Esta hipótese ainda está em estágio embrionário e precisa de estudos mais detalhados. As pesquisas relacionarão os trabalhos de campo com mapas, fotointerpretação e análises laboratoriais de amostras de solos.Esta pesquisa tem como foco auxiliar a preservação das áreas de estudo, de seu uso e manejo, pois muitas dessas áreas se tratam de áreas de grande interesse ambiental, além da formação e desenvolvimento de alunos de graduação e pós graduação. (AU)

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