Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação das características genotípicas de Staphylococcus coagulase negativa com as taxas de cura após o tratamento antimicrobiano da mastite ovina

Processo: 12/23044-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Zafalon
Beneficiário:Luiz Francisco Zafalon
Instituição Sede: Embrapa Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência  Staphylococcus  Mastite animal  Ovelhas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores de virulência | mastite | ovelhas | Staphylococcus coagulase negativa | Mastites

Resumo

A mastite em ovinos de raças de dupla aptidão é reconhecida por afetar a qualidade do leite das ovelhas, o que gera prejuízos econômicos devido ao menor ganho de peso das crias originadas desses animais, além dos riscos relacionados com a perda das mamas ou morte do animal doente. Staphylococcus coagulase negativa (SCN) estão entre os principais responsáveis pela doença em ovinos e, entre as medidas para o controle da doença causada por estas bactérias, o tratamento ao final da lactação pode contribuir para a cura e prevenção de casos subclínicos. Entretanto, as taxas de cura podem ser reduzidas por diversas causas, como por exemplo aquelas ligadas aos fatores de virulência apresentados pelos micro-organismos. Os objetivos deste projeto são identificar no leite de ovelhas que serão tratadas à secagem com antimicrobianos, as espécies de SCN antes e após o tratamento e estabelecer nestes micro-organismos a presença dos genes mecA, icaA, icaC, icaD, Bap, Bhp, sea, seb, sec, sed e tst-1 relacionados com resistência aos antimicrobianos ²-lactâmicos e formação de biofilmes e produção de toxinas, respectivamente. As taxas de cura espontânea para a mastite ovina subclínica e as taxas de cura após uso do tratamento serão aferidas e relacionadas com a presença/ausência dos fatores de virulência em SCN. As ovelhas serão distribuídas aleatoriamente em três grupos experimentais: G1 (Controle); G2 (infusão de 100 mg de cloxacilina); G3 (infusão de 100 mg de cloxacilina nanoparticulada), após prévia triagem por meio do California Mastitis Test (CMT) e da contagem de células somáticas (CCS) e confirmação dos resultados com o uso do cultivo microbiológico. As informações adquiridas com a execução do projeto ajudarão produtores e técnicos com o melhor conhecimento da epidemiologia da doença causada por SCN e posteriores medidas de prevenção e controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FRANCISCO ZAFALON; MARIA DE LOURDES RIBEIRO DE SOUZA DA CUNHA; DANILO FLÁVIO MORAES RIBOLI; LUCAS EDUARDO PILON. PERSISTÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS COAGULASE-NEGATIVOS EM GLÂNDULAS MAMÁRIAS DE OVELHAS COM MASTITE SUBCLÍNICA APÓS O TRATAMENTO ANTIMICROBIANO À SECAGEM. Ciênc. anim. bras., v. 18, . (12/23044-0)
PILON, LUCAS EDUARDO; FRANCISCO ZAFALON, LUIZ; MASCARENHAS SANTANA, RAUL COSTA; APARECIDO FIM, GUILHERME JUNIOR; ZANI MANIERI, FERNANDO; DOS SANTOS LOPES, NAHRYDA SAMARA. Coagulase-negative Staphylococcus species isolated from the mammary gland of sheep with subclinical mastitis. BRAZILIAN JOURNAL OF HYGIENE AND ANIMAL SANITY, v. 8, n. 5, p. 6-pg., . (12/23044-0)
ZAFALON, LUIZ F.; CUNHA, MARIA L. R. S.; BRANDAO, HUMBERTO M.; MOSQUEIRA, VANESSA C. F.; SANTANA, RAUL C. M.; BARIONI JUNIOR, WALDOMIRO; MARTINS, KATHERYNE B.; PILON, LUCAS E.. Relação entre genes de fatores de virulência em Staphylococcus spp. coagulase-negativos e a falha do tratamento antimicrobiano da mastite subclínica ovina. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 4, p. 579-585, . (12/23044-0)