Busca avançada
Ano de início
Entree

Morbidade materna e near miss associada á idade materna: Avaliação dos dados da 2006 da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde do Brasil.

Processo: 13/03889-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Fernanda Garanhani de Castro Surita
Beneficiário:Fernanda Garanhani de Castro Surita
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Morbidade  Gravidez na adolescência  Idade materna 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:complicação da gestação | Gravidez na Adolescência | Idade Materna | Morbidade | morbidade materna grave

Resumo

OBJETIVO: estudar a prevalência de potencialmente ameaçadoras da vida e near miss no Brasil, de acordo com a idade materna.MÉTODOS: análise secundária da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2006 para avaliar a morbidade materna com foco em extremos de idade. Três períodos de intervalo de idade foram utilizados: 15-19, 20-34 e 35-49 anos, para 5025 mulheres com pelo menos um nascido vivo nos 5 anos anteriores à sua entrevista.Utilizando uma definição pragmática, qualquer mulher que relatasse eclâmpsia, histerectomia, transfusão de sangue ou de internação em UTI durante a gravidez/ parto foi considerada caso de near miss. Associações entre a idade das mulheres e morbidade materna grave foram avaliadas.RESULTADOS: Para as 6.833 gestações relatadas, 73,7% eram 20-34; 17,9% de 35-49 e apenas 8,4% de 15-19 anos. Mais de 22% tiveram alguma das complicações avaliadas e a única variável com diferença estatística significativa entre as faixas etárias foi de transfusão de sangue, mais prevalente entre 20-34anos. Houve tendência de maiores taxas de near miss com o aumento da idade. O único fator de risco significativo para near miss foi baixa escolaridade entre as mulheres mais velhas.CONCLUSÕES: Há tendência de piores resultados com aumento da idade. Investigação dos determinantes do near miss ao nível da comunidade usando dados populacionais é uma nova abordagem sugerida para locais com poucos recursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO CÉSAR DE OLIVEIRA JR; MARIA LAURA COSTA; JOSE GUILHERME CECATTI; JOÃO LUIZ PINTO E SILVA; FERNANDA GARANHANI SURITA. Maternal morbidity and near miss associated with maternal age: the innovative approach of the 2006 Brazilian demographic health survey. Clinics, v. 68, n. 7, p. 922-927, . (13/03889-9)