Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares da heterocromatina de Drosophila melanogaster

Processo: 13/03840-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Gorab
Beneficiário:Eduardo Gorab
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila melanogaster  Heterocromatina  Repetições de trinucleotídeos 

Resumo

A heterocromatina, encontrada em todos os tipos celulares de organismos eucarióticos, foi inicialmente descrita para referir-se às regiões cromossômicas que não se descondensam após a divisão celular, permanecendo compactadas ao longo do ciclo celular. Composta principalmente de DNA repetitivo complexado com proteínas histônicas e não histônicas específicas, a heterocromatina aparece geralmente associada a centrômeros, telômeros e organizadores nucleolares, regiões cromossômicas essenciais para o funcionamento das células. Drosophila melanogaster tem proporcionado descobertas importantes sobre a estrutura e função da heterocromatina, fornecendo dados para estudos correlatos em outras espécies. Dados publicados pelo nosso grupo sugerem a ocorrência de DNA de tripla hélice na heterocromatina de Drosophila melanogaster e também a existência de sequências DNA repetitivo cuja organização genômica não foi ainda caracterizada nesta espécie. O objetivo do presente projeto é o de prosseguir na pesquisa da heterocromatina, com ênfase na caracterização de sequências repetitivas e na ocorrência de DNA de tripla hélice nesta espécie. A continuidade proposta tem como base trabalhos publicados pelo grupo bem como trabalho apresentado em congresso internacional, que tiveram apoio de projeto financiado pela FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORAB, EDUARDO. Triple-Helical DNA in Drosophila Heterochromatin. CELLS, v. 7, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
GORAB, EDUARDO; PEARSON, PETER LEES. Thiazole Orange as an Alternative to Antibody Binding for Detecting Triple-helical DNA in Heterochromatin of Drosophila and Rhynchosciara. JOURNAL OF HISTOCHEMISTRY & CYTOCHEMISTRY, v. 66, n. 3, p. 143-154, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.