Busca avançada
Ano de início
Entree

Supercanal óptico

Processo: 13/05177-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Mônica de Lacerda Rocha
Beneficiário:Mônica de Lacerda Rocha
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Amílcar Careli César ; Daniel Moutinho Pataca
Assunto(s):Redes ópticas  Comunicação óptica 

Resumo

O constante surgimento de aplicações de banda larga e sua evolução requerem uma infraestrutura de rede que cresça modularmente e seja dinamicamente adaptável a novas configurações, mantendo boa relação custo-benefício. As inovações tecnológicas em sistemas ópticos de comunicação têm permitido a introdução destas aplicações devido à implantação de equipamentos operando a 40 e 100 Gb/s/canal em redes WDM já instaladas. Apesar de suas vantagens, o roteamento em comprimento de onda nestas redes apresenta desafios quanto à grade fixa de canais e sua pouca granularidade. Este problema tornar-se-á mais complexo quando também trafegarem sinais ópticos modulados a taxas mais elevadas (400 Gb/s, 1 Tb/s e além), incompatíveis com a infraestrutura atual mas, segundo projeções, necessários para atender à demanda crescente por banda.Este projeto é voltado ao estudo de sistemas e redes de próxima geração baseados na transmissão de supercanais ópticos, na alocação dinâmica de banda flexível em redes ópticas heterogêneas, com propriedades de cognição, e no acesso de longo alcance e banda larga. A principal contribuição do projeto será a abordagem integrada das três linhas mestras nas quais está estruturado:1. Plano de dados, com técnicas de geração, transmissão e recepção de supercanais com taxas moduladas a e 400 Gb/s, nas redes tronco, e e a 40 Gb/s e 10 Gb/s, nos sentidos descendente e ascendente, respectivamente, nas redes de acesso.2. Plano de controle, para redes ópticas dinamicamente reconfiguráveis, incorporando aspectos de cognição, tráfego heterogêneo e alocação de espectro com elasticidade/flexibilidade.3. Planejamento técnico-econômico, apoiado no tripé "consumo de energia, eficiência espectral e custo", visando à proposição de estratégias de transição e modernização da infraestrutura atual. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRONCO, TANIA REGINA; GARRICH, MIQUEL; CESAR, AMILCAR CARELI; ROCHA, MONICA DE LACERDA. Cognitive algorithm using fuzzy reasoning for software-defined optical network. PHOTONIC NETWORK COMMUNICATIONS, v. 32, n. 2, p. 281-292, OCT 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.