Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento térmico dinâmico-mecânico de materiais compósitos a base de fibras vegetais modificadas e matriz polimérica

Resumo

Nos últimos anos, cresceu notadamente o interesse sobre a utilização de matérias-primas vegetais na preparação de materiais compósitos de matriz polimérica. Devido principalmente ao constante crescimento de preço e futura escassez de matérias-primas derivadas do petróleo, uma forte tendência foi criada no sentido da utilização de matérias-primas renováveis de origem vegetal. Esses materiais encontram uma grande diversidade de aplicações em vários segmentos industriais. O plano de pesquisa apresentado visa estudar a utilização de fibras vegetais de diferentes origens na produção de materiais compósitos de matriz polimérica. Os principais objetivos são a formação de novos materiais e com maior valor agregado visando a futuras aplicações nos setores automobilístico e náutico, que já vêm demonstrando absorções significativas desses materiais alternativos nos últimos anos. De forma específica, estudar novas técnicas de modificação da superfície das fibras vegetais visando aumentar a compatibilidade e a adesão das mesmas em misturas com matrizes poliméricas tradicionais. Empregar o equipamento dinâmico termomecânico como a principal técnica de caracterização dos materiais compósitos e matrizes poliméricas a serem produzidas nesse projeto. Finalmente, possibilitar aos alunos de iniciação científica e mestrado conhecerem e empregarem a técnica de DMTA na caracterização de materiais. O equipamento de DMTA será fundamental para a atualidade das futuras dissertações e relatórios científicos do programa em ciência dos materiais que foi criado recentemente e terá início e (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENNA, ANDRE M.; DO CARMO, JANAINA BRAGA; SANTANA DA SILVA, JOSE MAURO; BOTARO, VAGNER R. Synthesis, characterization and application of hydrogel derived from cellulose acetate as a substrate for slow-release NPK fertilizer and water retention in soil. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING, v. 3, n. 2, p. 996-1002, JUN 2015. Citações Web of Science: 17.
MATIELLI RODRIGUES, GLEICE GUEVARA; FAULSTICH DE PAIVA, JANE MARIA; DO CARMO, JANAINA BRAGA; BOTARO, VAGNER R. Recycling of carbon fibers inserted in composite of DGEBA epoxy matrix by thermal degradation. Polymer Degradation and Stability, v. 109, n. SI, p. 50-58, NOV 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.