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Participação popular: estudo e monitoria de ações e iniciativas voltadas para o fortalecimento das parcerias escola-sociedade civil nas regiões de Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim

Processo: 03/07193-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Adolfo Ignacio Calderón Flores
Beneficiário:Adolfo Ignacio Calderón Flores
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria da Educação (São Paulo - Estado). Diretoria de Ensino (Mogi das Cruzes)
Assunto(s):Política educacional  Participação da comunidade  Ensino público  Escolas  Sociedade civil  Políticas públicas  Mogi das Cruzes (SP)  Salesópolis (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_72_74_75.pdf

Resumo

Pretende-se estudar e monitorar as iniciativas e as ações realizadas na rede estadual de ensino, nos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim, visando à melhoria da qualidade de ensino a partir da parceria escola-sociedade civil. A crise fiscal do estado, entre outros fatores conjunturais, tem contribuído para o desencadeamento de ações visando o fortalecimento da relação escola com os diversos atores de seu entorno territorial como uma exigência para a melhoria da qualidade de ensino. Dentro deste estudo busca-se: 1) produzir informações e dados que possam subsidiar diretamente as ações governamentais realizadas pela Secretaria Estadual de Educação na tentativa de fortalecer as parcerias escola-sociedade civil, nos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim e indiretamente nos municípios do Alto Tietê e do estado de São Paulo como um todo; 2) capacitar e familiarizar técnicos da rede estadual nos processos e metodologias de pesquisa, criando condições para que possam prosseguir estudos em nível de pós-graduação strictu senso (mestrado), aproveitando inclusive os incentivos do governo estadual para este fim; 3) sistematizar os principais trabalhos acadêmicos produzidos sobre a relação parceria escola-sociedade civil; analisar o impacto no cotidiano escolar de programas, ações e determinações da secretaria estadual no que diz respeito as parcerias escola-sociedade civil; estudar as iniciativas e ações desenvolvidas por diretores de escola, corpo docente e discente e órgãos colegiados vinculado à gestão da escola - limitações, entraves, impactos e perspectivas visando parcerias que fortaleçam a unidade escolar; publicar cadernos de pesquisa que subsidiem a atuação dos dirigentes regionais, diretores de escola e outros atores envolvidos na formulação e execução de políticas públicas. (AU)

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