Busca avançada
Ano de início
Entree

A literatura na escola: espaços e contextos - a realidade brasileira e portuguesa

Processo: 06/51756-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Renata Junqueira de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria Municipal de Educação (Presidente Prudente)
Assunto(s):Literatura infantojuvenil  Formação de leitores  Biblioteca escolar  Escolas  Brasil  Portugal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Formacao De Leitores | Leitura | Leitura E Ensino | Literatura | Recepcao Infantil
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_71_74_74.pdf

Resumo

Esta pesquisa será desenvolvida pelo 'Centro de estudos de leitura e literatura infantil e juvenil' da UNESP - Brasil, em conjunto com o grupo 'Literatura infantil e educação para a literacia' da Universidade do Minho - Portugal, visando comparar, analisar e modificar os resultados de leitura apresentados pelos alunos nas avaliações internacionais - Portugal ficou em 25° lugar e o Brasil em 37°no PISA de 2003. O objetivo é estudar a contribuição que pode oferecer a literatura infantil e juvenil para a efetiva formação do leitor, nas suas relações com o aprendizado da língua portuguesa, abrangendo aspectos ligados à produção de textos e a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos em escolas brasileiras e portuguesas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)