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Aumentando a efetividade do uso da televisão em campanhas de prevenção de AIDS: estado da arte e proposta de intervenção

Processo: 02/10127-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Angelo Pedro Piovesan Neto
Beneficiário:Angelo Pedro Piovesan Neto
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Televisão  Campanhas publicitárias  Prevenção de doenças  AIDS  Modificação do comportamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Televisao

Resumo

Apesar do enorme potencial da TV como ferramenta de prevenção e dos vultosos investimentos em publicidade, os resultados obtidos nas campanhas brasileiras continuam aquém das expectativas nos quesitos mudança de comportamento e avaliação de resultados. Experiências estrangeiras, embasadas em princípios científicos de modificação do comportamento, sugerem novas estratégias para reduzir a distância entre a informação veiculada em campanhas televisivas e a adoção de condutas de prevenção. Este projeto se propõe a formular as diretrizes de um modelo de campanha televisiva orientado à prevenção de AIDS sexualmente transmitida fundado nestas experiências e conhecimentos, porem aplicável à realidade brasileira. Tal empreendimento envolve: 1 - uma análise criteriosa da experiência acumulada na área, dentro e fora do país; 2 - uma revisão do estado da arte nas áreas de Psicologia Social, Comunicação e Prevenção em Saúde; e 3 - uma síntese das variáveis que intervêm na consecução das metas de prevenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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