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Cynorms: uma plataforma virtual em 3D para auxílio ao aprendizado

Processo: 09/52454-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Utiel Silva
Beneficiário:Wagner Utiel Silva
Empresa:Wmancer Technologies Desenvolvimento e Produção de Software Ltda
Município: São Carlos
Bolsa(s) vinculada(s):09/16187-7 - Cynorms: uma plataforma virtual em 3D para auxílio ao aprendizado, BP.PIPE
Assunto(s):Tecnologias interativas  Realidade virtual  Ambiente virtual  Tecnologia educacional  Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes Interativos | Ensino A Distancia | Flash 3D | Realismo Virtual | Tecnologia E Aprendizado | Treinamento Virtual

Resumo

Este projeto visa à construção de urna plataforma a ser acessada através da internet para auxílio ao aprendizado, em especial nas áreas de ciências exatas e tecnológicas. A plataforma propiciará a criação de ambientes participativos em três dimensões (3D) baseados na tecnologia Flash®. Estes ambientes utilizarão técnicas de modelagem em 3D tradicionais, além de simulações por partículas como urna forma de visualização realista de fenômenos naturais complexos (líquidos, gases, fogo, nuvens, etc.). O uso de realismo visual, assim corno pistas visuais, permitirá urna maior imersão do usuário ao ambiente propiciando assim urna real participação no mesmo, corno foi constatado em diversos estudos sobre percepção e cognição em ambientes virtuais. Devido ao fato de que a tecnologia flash estar presente em 98,5% de todos os computadores, nos mais diversos sistemas operacionais e requerer pouco poder de computação, a plataforma poderá ter uma ampla utilização no ensino à distância. Além de sua utilização para diversas formas de aprendizagem (ensino, treinamento, etc.), também poderá ser utilizada para transmissão de informações, jogos e entretenimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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