Busca avançada
Ano de início
Entree

O barro, o verbo e a história: projeto para o fortalecimento de atividades artesanais na região do Alto Vale do Ribeira (SP)

Processo: 06/57441-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa em Centros de Ciências do Estado de São Paulo
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Acordo de Cooperação: VITAE
Pesquisador responsável:Olga Ferreira Coelho Sansone
Beneficiário:Olga Ferreira Coelho Sansone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artesanato  História oral  Desenvolvimento sustentável  Vale do Ribeira (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Casa Do Artesao De Apai | Comunicacao | Historia Oral | Linguagens | Museologia

Resumo

O presente projeto propõe-se a auxiliar no fortalecimento da atividade de confecção de peças artesanais de barro na região do Alto Vale do Ribeira, por meio de intervenções educativas e culturais e do provimento de condições de preservação e de divulgação do saber popular aí produzido. Proposto por uma universidade da capital paulista, o projeto foca sua ação, sobretudo, na Casa do Artesão de Apiaí e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do município e da Associação dos Artesãos do bairro Encapoeirado. Para se atingir o objetivo geral, os proponentes do projeto pretendem: aprimorar os processos de transmissão das técnicas de produção das peças, por meio da realização de oficinas dirigidas a interessados nessa atividade; resgatar, registrar e auxiliar na preservação, por meio de técnicas da história oral, das raízes históricas dessa produção, bem como promover a sua divulgação, na região e fora dela, por meio de diferentes mídias; auxiliar na formação de pessoal local habilitado a dar prosseguimento às ações propostas e, assim, conferir maior vitalidade à própria produção das peças. A proposta geral do estudo é, portanto, viabilizar o acesso das novas gerações locais e do público externo geral a essa produção, de relevância cultural e econômica, e justifica-se pela possibilidade de incrementar o desenvolvimento sustentável no Vale do Ribeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)