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Dosímetro tempo/temperatura para produtos perecíveis

Processo: 09/50457-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Fábio Monaro Engelmann
Beneficiário:Fábio Monaro Engelmann
Empresa:Nanobras Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. - ME
Município: São Caetano do Sul
Assunto(s):Alimentos perecíveis  Embalagens inteligentes  Embalagens  Alimentos  Dosímetros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decomposicao Do Alimento | Embalagens Inteligentes

Resumo

O produto em desenvolvimento é uma etiqueta adesiva capaz de monitorar, em tempo real, o grau de conservação de alimentos congelados, o DPP (Dosímetro para Produtos Perecíveis). Esta pequena etiqueta deverá ser fixada nas embalagens dos alimentos congelados pelo próprio fabricante no momento do seu envase. Ela contém uma região indicadora que muda de cor lentamente enquanto o produto for mantido na temperatura de armazenamento recomendada pelo fabricante. Nestas condições, a mudança de coloração se completa quando o produto atingir seu prazo de validade. Todavia, se durante este período o produto for mantido a uma temperatura superior àquela recomendada, a velocidade de mudança de cor aumentará e a região indicadora atingirá sua coloração máxima mais rapidamente, mostrando que o produto não está mais próprio para o consumo. A função do DPP é agregar confiabilidade aos alimentos congelados, pois as informações de conservação e prazo de validade, contidas nas embalagens de produtos perecíveis, não permitem ao consumidor identificar se aquele produto foi mantido fora da temperatura ideal de conservação tempo suficiente para causar sua deterioração. Na verdade, mesmo que ainda não tenha sido atingido seu prazo de validade, o produto pode já estar deteriorado devido a sucessivos recongelamentos. Não há como o consumidor perceber isso, a não ser quando preparar o produto e/ou prová-lo. O DPP evitará esta situação que é desagradável para o estabelecimento que vendeu o alimento, para a empresa que o produziu e principalmente para o cliente que o consumiu. Este produto originou-se inicialmente na primeira empresa do grupo, a NanoBras, que será parceira da OrganoBras cedendo equipamentos e instalações para o desenvolvimento do DPP. A implantação do produto, dentro dos planos e condições pré-estabelecidos, deverá resultar em um empreendimento de alta rentabilidade. O capital inicial previsto para a implantação do produto, considerando um interesse experimental por parte de uma das empresas alvo, é de apenas R$ 60.000,00 e o lucro líquido no final do primeiro ano deverá ser de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Todavia, esse valor deve ser muito maior se considerada as demais empresas frigoríficas atuantes no mercado interno. (AU)

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