Implementação e comparação de algoritmos de navegação para veículos aéreos não tri...
Estudo e melhoria de algoritmos de controle fazendo uso de estimativa de dados de ...
Processo: | 05/59956-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2006 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2008 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais |
Pesquisador responsável: | Valter Ricardo Schad |
Beneficiário: | Valter Ricardo Schad |
Empresa: | Embravant Empresa Brasileira de Veículos Aéreos Não Tripulados Ltda |
Município: | São José dos Campos |
Bolsa(s) vinculada(s): | 06/60606-6 - Sistema de navegação e controle para VANT (Veiculo Aéreo Não-Tripulado), BP.PIPE |
Assunto(s): | Aeronaves Aeronaves não tripuladas Controle de aeronaves |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aeronave | Controle | Navegacao |
Resumo
Desenvolver um sistema de navegação e controle para um VANT de baixo custa para aplicação civil. Compreende o desenvolvimento do hardware e software de bordo e da estação de controle, e do software de projeto do sistema. O projeto desenvolvimento de VANT (Veículo aéreo não-tripulado) foi iniciado em abril de 2003 pelo engenheiro Marco Antonio de Queiroz Vianna, focado na aplicação civil e com características multifuncionais, adaptado às condições e realidade brasileiras, particularmente no que tange a baixo custo com capacidade de desenvolver aplicações tais como: transporte, topografia, imageamento em geral (aerofotográficos, aerofilmagens, etc.); supervisão e reconhecimento geral e específico; levantamento de dados e imagens de aplicação agrícola, pecuária, geológica, biológica, ambiental, etc.; aspersão de veneno pesticida, herbicida, catalisadores biológicos e químicos, sementes, etc.; pesquisa; aplicação didática de plataforma em Universidade e outros órgãos de ensino e treinamento; serviços de publicidade e propaganda; outros. Dois protótipos já foram construídos até a presente data. Tendo chegado a esse estágio de desenvolvimento, o engenheiro Marco Antonio se associou a dois profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de sistemas de navegação e controle, para desenvolver a etapa seguinte do projeto, que compreende o sistema de navegação e controle autônomos do veículo, e a estação de solo. A EMBRAVANT vai realizar os seus desenvolvimento em estreita relação com a NAVCON Navegação e Controle, de propriedade do Eng. Valter Ricardo Schad e Eng. Cláudio Pires, em que esta atua de forma complementar, como fornecedora da instrumentação GPS e inercial, e processador de bordo, ficando a EMBRAVANT encarregada do desenvolvimento do software de navegação e controle, que inclui toda a operação sistêmica da parte de solo e de bordo, incluindo-se aí o desenvolvimento de algoritmos de navegação em função da missão, algoritmos de controle, inviável para este projeto. Por ser uma empresa pioneira na tecnologia de sistemas inerciais/GPS, a NAVCON está em condições de propor soluções de baixo custo, que utilizam tecnologias emergentes nessa área. (AU)
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