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Reconhecimento, justiça e inclusão: buscando alternativas para a promoção da igualdade racial no acesso de estudantes negros às universidades públicas

Processo: 05/03047-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Gislene Aparecida dos Santos
Beneficiário:Gislene Aparecida dos Santos
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva  Inclusão escolar  Ação afirmativa  Universidade pública  Identidade étnica  Negros  Sistema de cotas  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoes Afirmativas | Educacao | Identidade Negra | Justica Social | Multiculturalismo | Politicas Publicas | Políticas públicas para a população negra

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar as aporias que a discussão em torno da idéia de raça e de identidade negra no Brasil gerariam no que concerne à formulação de políticas públicas que tenham como foco a inclusão de jovens nas universidades públicas, por meio de cotas raciais. Também objetiva compreender as implicações destas políticas na consolidação de valores democráticos. Minhas hipóteses são: 1- as políticas de ação afirmativa com base em critérios raciais, estariam obrigando a repensar o conceito negro, retomando uma antiga discussão acerca da identidade nacional e da mestiçagem; 2- as universidades públicas, ao solicitarem que estudantes definam sua identidade racial para concorrerem à vagas reservadas, estariam transferindo a eles a responsabilidade para resolver uma das grandes aporias do pensamento nacional que é justamente a de definir a identidade brasileira. Isso seria fonte de estresse e angústia para os jovens. 3- os jovens negros beneficiários de programas de ação afirmativa com base em critérios raciais temeriam o preconceito em suas instituições de ensino; 4- o conhecimento da cultura e da história dos povos negros, a participação em programas cujo objetivo seja o fortalecimento de suas identidades, auto-estima e o fortalecimento de seu grupo de origem (foco no ensino multicultural, no protagonismo, na resiliência e no 'empoderamento' desses jovens) poderiam se configurar em pontos de partida menos controversos sobre os quais formular políticas públicas. Minha investigação se pautará em pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. A natureza das hipóteses apresentadas sugere entrevistas em profundidade com jovens negros. As entrevistas serão analisadas em acordo com a metodologia de análise de conteúdo sugerida por Bardin e Minayo. (AU)

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