Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre as concentrações de tetraciclina no plasma, líquido sinovial e leite de vacas acometidas de dermatite digital papilomatosa, submetidas a administrações múltiplas injetáveis de longa ação e em pó associada a bandagens

Processo: 05/02462-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Celso Antonio Rodrigues
Beneficiário:Celso Antonio Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica veterinária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Casco | Dermatite Digital Papilomatosa | Tetraciclina | Vaca | podologia bovina

Resumo

A maioria das claudicações na espécie bovina originam-se de doenças podais, apresentam opções de tratamento limitadas e constituem-se em um dos mais importantes problemas que acometem a espécie. Dentre estas diversas enfermidades, destaca-se a dermatite digital papilomatosa (DDP), sendo sua provável etiologia determinada por uma espiroqueta. Esta suposta etiologia baseia-se em achados histopatológicos, sorológicos e na resposta positiva frente ao uso de soluções anti-sépticas em pedilúvios, bem como perante a administração de antimicrobianos parenterais ou tópicos, destacando-se especialmente as tetraciclinas. Os objetivos deste trabalho serão analisar a eficiência do tratamento com cloridrato de oxitetraciclina em pó solúvel associada a bandagens e administração injetável de oxitetraciclina LA, no tratamento de vacas acometidas de DDP e avaliar a presença de resíduos deste antimicrobiano no leite, líquido sinovial e plasma destas vacas. Serão utilizadas 16 vacas em lactação, acometidas de DDP. As vacas receberão uma dose inicial de 1,1 g de cloridrato de oxitetraciclina em pó solúvel, associada à bandagem com trocas subseqüentes a cada 48 horas e administrações injetáveis a cada 72 horas, totalizando 3 administrações. As amostras de leite, líquido sinovial e plasma de todos os animais serão colhidas, individualmente, após as ordenhas matutinas e vespertinas, durante 12 dias consecutivos para ambos os grupos. A eficiência do tratamento será avaliada através do grau de claudicação e analise da extensão da lesão, previamente e posteriormente ao tratamento. As concentrações de tetraciclina nas amostras de leite, líquido sinovial e plasma serão determinadas através de comatrografia líquida de alta eficiência (HPLC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.G. LOUREIRO; C.A. RODRIGUES; E.S. NASCIMENTO; C. ESTEBAN; S.H. PERRI; C.R. ANHESINI. Comparação entre as administrações tópica e sistêmica de oxitetraciclina no tratamento de vacas com dermatite digital papilomatosa. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, n. 1, p. 13-22, . (08/02715-9, 07/06334-7, 05/02462-5)