Busca avançada
Ano de início
Entree

Unidade móvel de auxílio a colheita para tomate de mesa - UNIMAC

Processo: 06/60934-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Marcos David Ferreira
Beneficiário:Marcos David Ferreira
Empresa:C T Alves Usinagem - EPP
Município: Campinas
Bolsa(s) vinculada(s):07/54054-3 - Unidade móvel de auxílio a colheita para tomate de mesa - UNIMAC, BP.PIPE
Assunto(s):Colheita  Pós-colheita  Perdas agrícolas  Hortaliças  Tomate  Máquinas agrícolas  Colhedoras 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auxilio A Colheita | Beneficiamento | Hortalicas | Qualidade | Tomate | Unidade Movel

Resumo

Frutas e hortaliças são importantes itens para o agronegócio brasileiro. Todavia as perdas pós-colheita ainda são muito elevadas. Entre as diversas razões apontadas encontra-se o intensivo manuseio com a elevada incidência em danos físicos no processo de colheita e pós-colheita. Apesar da difusão tecnológica existente atualmente, a utilização de equipamentos de auxílio mecânico para colheita de frutas e hortaliças é praticamente inexistente no Brasil. Em um período de quatro anos foi realizada pesquisa financiada pela FAPESP, projeto 02/00645-7, modalidade Jovem Pesquisador, para desenvolvimento de uma Unidade Móvel de Auxílio à Colheita - UNIMAC, utilizando como modelo o tomate de mesa (sites: www.feagri.unicamp.br/tomates ou www.feagri.unicamp.br/unimac). O projeto do maquinário foi concretizado, sendo que este se encontra em fase final de construção com término previsto para dezembro 2006. O equipamento UNIMAC consta de uma plataforma móvel de 6 metros de largura por 3,60 metros de altura, autopropelida, a qual movimenta-se em campo realizando as operações de colheita, beneficiamento, classificação e embalagem. A capacidade do equipamento é estimada em duas toneladas/hora de trabalho baseando-se na produção média em campo para tomate de mesa. Para a fase I, do projeto PIPE estão previstos testes do maquinário em campos de produção para avaliar as condições operacionais do equipamento, ajustes e acertos quanto ao funcionamento, tornando este protótipo comerciável a produtores, associações e cooperativas. A construção do equipamento está sendo finalizada pela empresa CTA, sendo esta a proponente desta fase I, projeto PIPE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MARCOS D.; SANCHEZ, AUGUSTO C.; BRAUNBECK, OSCAR A.; SANTOS, EDUARDO A.. HARVESTING FRUITS USING A MOBILE PLATFORM: A CASE STUDY APPLIED TO CITRUS. Engenharia Agrícola, v. 38, n. 2, p. 293-299, . (02/00645-7, 06/60934-3, 10/51155-6)