Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos materiais avançados e processos catalíticos a partir do conhecimento da estrutura eletrônica e geométrica a nível atômico numa linha de luz de alta intensidade e resolução

Processo: 03/10882-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de outubro de 2004 - 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:George Gershon Kleiman
Beneficiário:George Gershon Kleiman
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Antonio Rubens Britto de Castro ; Arnaldo Naves de Brito
Assunto(s):Catálise  Espectroscopia eletrônica  Magnetismo  Matéria condensada  Radiação síncrotron 

Resumo

Neste projeto, propomos um conjunto de experiências atualmente impossíveis de se realizar no Brasil, e, em particular, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). As experiências englobam as propriedades eletrônicas e estruturais de ligas e óxidos superficiais interessantes para a catálise; as propriedades eletrônicas de moléculas complexas em ambientes diferentes; e as propriedades magnéticas de coloides, nanocristais e filmes finos. Todas as pesquisas propostas exigem radiação de alta intensidade, alto brilho e de monocromaticidade não disponíveis hoje no LNLS. As pesquisas sobre ligas e óxidos superficiais envolvem superfícies altamente reativas que se deterioram rapidamente - o que exige alta intensidade para a rápida execução das experiências. Elas envolvem átomos de uma espécie química em ambientes diferentes na superfície - o que exige a possibilidade de resolver estes estados de separação energética pequena. E, por tratar de pequenas quantias de material, elas exigem alta intensidade para poder medir o sinal correspondente. As pesquisas sobre moléculas complexas exigem luz polarizada de alta intensidade e brilho para poder distinguir os sinais das moléculas de chiralidades diferentes. Precisam de alta resolução para poder distinguir estados com pequena separação energética. E necessitam de alta intensidade por causa da fraqueza de algumas transições envolvidas. As pesquisas sobre magnetismo exigem luz polarizada de alta intensidade para poder medir dicroismo magnético em materiais com baixa concentração e para medir o espalhamento magnético de raios-X. Para possibilitar estas experiências, pleiteamos verbas para construir uma linha de luz no LNLS - por causa da contrapartida do LNLS, o valor das verbas solicitadas é muito menor do que o preço de uma linha comercial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ADERSON MIRANDA; MOCELLIN, ALEXANDRA; MONTI, SUSANNA; LI, CUI; MARINHO, RICARDO R. T.; MEDINA, ALINE; AGREN, HANS; CARRAVETTA, VINCENZO; DE BRITO, ARNALDO NAVES. Surface-Altered Protonation Studied by Photoelectron Spectroscopy and Reactive Dynamics Simulations. Journal of Physical Chemistry Letters, v. 6, n. 5, p. 807-811, MAR 5 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.