Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de intervenção breve com pais para prevenção do trauma cerebral abusivo

Resumo

O Trauma Cerebral Abusivo é uma forma de maus-tratos físicos que consiste em sacudir violentamente um bebê, usualmente em resposta ao seu choro inconsolável. Sacudir um bebê pode acarretar em consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo levar até a morte da criança. Apesar de sua gravidade, o Trauma Cerebral Abusivo pode ser prevenido por meio da educação parental. Neste sentido, a presente pesquisa pretende avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre Trauma Cerebral Abusivo entre pais gestantes ou de recém-nascidos. Para atingir este objetivo, serão realizados dois estudos, sendo que do primeiro participarão 100 mães gestantes, enquanto do segundo participarão 100 pais (homens) com filhos recém-nascidos ou em período de gestação. Em ambos os estudos, os participantes serão divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle de Espera. O delineamento para o Grupo Experimental será: pré-teste - intervenção - pós-teste 1 - pós-teste 2 - follow-up. Já para o Grupo Controle de Espera, o delineamento será: pré-teste - pós-teste 2 - follow-up - intervenção. A intervenção consistirá na exibição do vídeo educativo "Respondendo ao Choro do Bebê" e na leitura de um panfleto sobre os riscos de sacudir um bebê, o padrão de choro do bebê nos primeiros meses e as estratégias adequadas para lidar com o choro, bem como na discussão dos principais pontos abordados pelos materiais. Para avaliação do conhecimento dos pais sobre Trauma Cerebral Abusivo será utilizado o Questionário sobre o Choro do Bebê. Espera-se que a intervenção promova aumento do conhecimento sobre Trauma Cerebral Abusivo, auxiliando na sua prevenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAHARA RODRIGUES LATERZA LOPES; SUÉLEN MARIANA GÓRNI; VICTOR OLIVER MATTAR; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. Paidéia, v. 28, . (12/51583-3)