Busca avançada
Ano de início
Entree

A sacralidade digital: as religiões e religiosidades na época das redes

Processo: 13/11106-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Massimo Di Felice
Beneficiário:Massimo Di Felice
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação digital  Redes digitais  Monoteísmo  Politeísmo  Religiosidade  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciber-Religiosidade | Midia e Religião | Monoteísmo | Politeísmo | Redes digitais | teoria da comunicação | Comunicação Digital

Resumo

Este livro apresenta um estudo comparativo entre as presenças de religiões monoteístas (Catolicismo, Protestantismo, Islamismo e Judaísmo) e religiosidades politeístas (Movimento Nova Era, Religiosidades dos Orixás e as chamadas ciber-religiosidades) nas redes digitais, adotando uma estratégia de pesquisa que denominamos de estudo exploratório participativo online, na qual cada tipo de manifestação elencada possui singularidades especificas. Trata-se de uma investigação alicerçada em uma perspectiva teórica que compreende as mídias não como meros instrumentos, mas como fatores fundamentais nas transformações sociais e, consequentemente, fatores condicionantes das representações do sagrado. Para fundamentar essa perspectiva, preliminarmente ao estudo comparativo em rede, o livro apresenta como diferentes contextos midiáticos engendraram sacralidades de natureza distintas, isto é, como diferentes tecnologias comunicativas tiveram influências singulares no campo religioso. Aliando essas três abordagens - teórica, histórica e empírica - o livro busca refletir e interpretar que tipo de representação do sagrado o digital favorece, contrastando as diversas possibilidades comunicativas permitidas pelas novas tecnologias no interior de cada manifestação religiosa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)