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Interação, vínculo e apego em relações e contextos diversos, envolvendo bebês e crianças pequenas

Processo: 13/17215-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Katia de Souza Amorim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Afetividade  Comportamento de apego  Relações mãe-filho  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | Contexto | Criança pequena | desenvolvimento | Interação | Vínculo | desenvolvimento afetivo

Resumo

Desdobrando-se de projetos anteriores e atuais do grupo, os quais vêm investigando o desenvolvimento da comunicação, linguagem, significação e afetividade em bebês e crianças pequenas, emergiram questionamentos referentes à interação e construção de vínculos nos primeiros anos de vida. Na literatura, essas questões têm passado, majoritariamente, pela Teoria do Apego de Bowlby. No entanto, uma série de questionamentos relativos a ela tem sido levantada: desde a quase exclusividade dos estudos centrados na relação da criança com a mãe; as psicopatologias anunciadas, quando a criança se encontra em ambientes não domésticos ou sem a presença da mãe; a falta de consideração de elementos culturais e contextuais; a metodologia que não apreende a dinâmica e os elementos sistêmicos e dialógicos que compõem as relações, dentre outros. Assim, no grupo, veio sendo interrogado sobre processos interativos da criança pequena com parceiros outros que não prioritariamente a mãe; e, se esses outros (inclusive pares) possibilitariam a construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal. No bojo das interações, se e como estas resultariam na construção de relações afetivas - para além da mãe, como com o pai, pares de idade e funcionárias de creches, hospitais e abrigos? Ainda, como se dariam não só a construção, mas processos de (re)(des)construção dos vínculos. Traçou-se assim o objetivo do presente projeto que é desenvolver um conjunto de pesquisas que busque investigar questões relacionadas a processos interativos; e, dentre estes, como se dá o estabelecimento, a (re)(des)construção e a manutenção de vínculos, em diferentes relações e contextos socioculturais. Para isso, serão conduzidos trabalhos (iniciação científica, mestrado e doutorado), na instituição (FFCLRP - USP) e na Universidade de Tampere (Finlândia) (com quem se estabeleceu um intercâmbio oficial entre USP - Universidade de Tampere), a partir de estudos de caso múltiplos, com uma perspectiva sistêmica e dialógica. Será utilizada para a coleta e análise dos dados uma abordagem histórico-cultural, particularmente a Rede de Significações. Os trabalhos foram organizados em duas linhas de trabalho (que se entrelaçam), sendo uma delas o estudo particular de interação de bebês e crianças pequenas com seus pares, em ambientes institucionais; e, o segundo eixo, da construção de relações afetivas em relações e contextos diversos. Os casos serão, em sua maioria, videogravados, em ambientes naturalísticos, longitudinalmente, ao longo de seis a doze meses. A análise do material será microgenética. Justifica-se tal linha de pesquisa, pois ela busca romper com uma perspectiva de investigação que usualmente trabalha com um conjunto de comportamentos padrão, limitando-se freqüentemente à investigação de populações ditas "normais" ou mais frequentes populacionalmente. Dada a história da humanidade (com toda sua (a)d(i)versidade de condições) e considerada a plasticidade cerebral humana, não se entende que o percurso desenvolvimental se dê através de um único caminho (criança normal, sem deficiências) e em condições particulares (bebê com a mãe, em ambiente doméstico). A meta é, assim, estudar tais processos em condições diversas, para se apreender indícios que possam indicar diferentes recursos, percursos e potencialidades no desenvolvimento. No projeto, além do aprofundamento da temática, pretende-se a formação acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação, a publicação de artigos em revistas bem indexadas, firmar intercâmbio nacional (com a Profa. Maria Lucia Seidl-Moura, da UERJ) e internacional (Universidade de Tampere, Finlândia) já estabelecidos, a organização de simpósio com pesquisadores nacionais reconhecidos e a produção de material de divulgação para ambientes não acadêmicos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAIRA NEDER; LUDMILLA D. M. P. FERREIRA; KATIA DE SOUZA AMORIM. Coconstrução do apego no primeiro semestre de vida: o papel do outro nessa constituição. Psicologia USP, v. 31, . (16/24717-0, 16/13268-0, 13/17215-0)