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Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar

Processo: 13/24779-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no exterior
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Massimo Di Felice
Beneficiário:Massimo Di Felice
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ambientes urbanos  Metrópoles  Comunicação digital  Meios de comunicação  Redes sociais  Mídias sociais  Publicações de divulgação científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente | Comunicação digital | Habitar | Metrópole | Midias | redes sociais digitais | Comunicação digital

Resumo

O significado do fim da experiência urbana, mais do que indicar as crises das dimensões sociopolíticas e arquitetônico-administrativas que, depois da cidade, marcam também as metrópoles contemporâneas, aponta para a direção de uma progressiva pluralização do território gerada pelas mídias que, primeiro com a leitura, depois, com a eletricidade - através da duplicação técnica da paisagem criada pelo cinema e pela TV - e, finalmente, com o advento das redes digitais, produz a progressiva perda do significado único do espaço e a transformação qualitativa das práticas habitativas. A recente introdução dos ecossistemas informativos e dos mundos virtuais, não apenas passou a reproduzir ambientes atravessáveis somente mediante formas de interações técnicas, mas, também, motivou o questionamento do conceito de espaço e do significado do habitar. Superando as percepções arquitetônicas e topográficas, o livro propõe uma interpretação teórica midiática e comparativa do habitar, aprofundando os seus possíveis significados a partir das interações e das articulações que mídia, sujeito e território passam a desenvolver entre si, em épocas tecnológicas diferentes e no interior de distintas arquiteturas comunicativas. . No estudo das relações entre tecnologia comunicativa e ambiente, entre mídia e "natureza", o conceito do habitar representa uma importante chave interpretativa das transformações e dos desafios da época pós-urbana. (AU)

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