Busca avançada
Ano de início
Entree

Significância estatística e relevância cognitiva: extração e interpretação de características visuais discriminantes em imagens de faces

Processo: 12/22377-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Thomaz
Beneficiário:Carlos Eduardo Thomaz
Instituição-sede: Campus de São Bernardo do Campo. Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Reconhecimento de padrões  Identificação biométrica  Expressão facial  Modelos estatísticos 

Resumo

Similaridades entre sinais biométricos de imagens faciais, representados por tonalidades de pixels, proporções geométricas e deformações lineares e não-lineares de normalização espacial de padrões, caracterizam um problema de análise de dados esparsos naturalmente bem resolvido por nós, humanos, mas com questões científicas não-triviais sobre extração e codificação automática de informações relevantes, classificação e predição de padrões, e modelagem e reconstrução visual de sub-espaços discriminantes. Estas questões são multidisciplinares e estão, na verdade, presentes em diversas aplicações de Engenharia, Ciência da Computação e Neurociência, entre outras. O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar a relação entre atributos visuais de baixo nível, tais como cor, forma e textura, e atributos visuais de alto nível, representados por conceitos semânticos do raciocínio humano, para extração e interpretação das características mais discriminantes em análise de imagens de faces. Esses atributos visuais de alto nível são descritos de forma supervisionada por categorização específica de amostras previamente conhecidas, tais como gênero, expressão facial e idade, e podem ser quantificados tanto por significância estatística das diferenças existentes explicitamente nos dados quanto por relevância cognitiva das associações distintas manifestadas implicitamente pela percepção visual humana. Espera-se como resultado deste estudo propor, implementar e testar uma nova abordagem de reconhecimento de padrões em estatística mais flexível para compressão de dados e particularmente útil para um melhor entendimento e interpretação de dados multivariados com conhecimento a priori disponível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER, IGOR R. R.; GIRALDI, GILSON A.; GIBSON, STUART JAMES; GATTAS, GILKA J. F.; RUECKERT, DANIEL; THOMAZ, CARLOS E. Age-related craniofacial differences based on spatio-temporal face image atlases. IET IMAGE PROCESSING, v. 13, n. 9, p. 1561-1568, JUL 18 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.