Busca avançada
Ano de início
Entree

Vocal complaint in physical education teachers and its association with the cardiovascular system

Processo: 14/01882-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Vitor Engrácia Valenti
Beneficiário:Vitor Engrácia Valenti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Voz  Sistema nervoso autônomo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sistema nervoso autonomo | Voz

Resumo

INTRODUÇÃO: Examinamos as queixas vocais e avaliamos a correlação entre o índice de desvantagem vocal (VHI) e variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) em professores de educação física. Foram avaliados 46 professores. MÉTODO: Os indivíduos foram investigados quanto queixa voz e o VHI foi aplicado. A VFC foi registrado em repouso sentado por dez minutos e foi analisada nos domínios do tempo, freqüência, índices geométricos e expoentes fractais. Os três domínios do VHI foram correlacionados com os índices de VFC. RESULTADOS: Os professores de educação física apresentaram uma pontuação VHI muito abaixo do padrão de normalidade fisiológica. Houve correlação do domínio orgânico do VHI com o NN50 e pNN50 e correlação do domínio funcional e domínio orgânica do VHI com o índice de HF da VFC. CONCLUSÃO: Os professores de educação física avaliadas relataram queixas vocais que afetaram sua função e sugere-se estar relacionada com a regulação autonômica cardíaca. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)