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Influência da inserção em redes de empresas no processo de internacionalização do setor de alimentos: análise dos recursos e da superação de obstáculos externos

Processo: 13/26167-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Gessuir Pigatto
Beneficiário:Gessuir Pigatto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Eduardo Guilherme Satolo ; Giuliana Aparecida Santini Pigatto ; Renato Dias Baptista ; Timóteo Ramos Queiroz
Assunto(s):Internacionalização de empresas  Redes de negócios  Vantagem competitiva  Exportação  Indústria de alimentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Internacionalização de empresas | Redes de empresas | redes sociais | Visão baseada em recursos | Internacionalização

Resumo

As empresas brasileiras estão ampliando a participação no mercado mundial. Todavia, enfrentam dificuldades, riscos e custos desse processo, mesmo almejando objetivos de crescimento e melhoria em posição competitiva. Para obter uma melhor posição no mercado internacional as empresas partem dos recursos disponíveis na empresa, da capacidade da mesma em transformar esses recursos em vantagem competitiva e da possibilidade de expandir esses recursos através de relacionamentos colaborativos. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de avaliar como a inserção em uma rede de empresas afeta a identificação, obtenção e disponibilidade de recursos, e a identificação e superação dos obstáculos do ambiente externo, com vistas à internacionalização. Para tal, serão analisadas empresas brasileiras internacionalizadas do setor de alimentos paulista. Será utilizada como método de pesquisa o uso combinado das abordagens qualitativa e quantitativa por meio de questionários para aplicação no método survey, e estudos de caso múltiplos. A população que atende aos requisitos necessários para responder aos objetivos será definida através do cruzamento da relação de empresas exportadoras da SECEX, com o Catálogo de Exportadores Brasileiros da CNI. Este projeto traz como contribuições teóricas para o conhecimento, a relação entre duas abordagens teóricas, a visão baseada em recursos e as redes de empresas, tornando possível a elaboração de políticas públicas e privadas, para que as organizações possam minimizar pontos de maior gargalo para o processo de internacionalização (AU)

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