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Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEB

Processo: 13/26069-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Alexandre Pereira Salgado Junior
Beneficiário:Alexandre Pereira Salgado Junior
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Filomena Elaine Paiva Assolini ; Irene Kazumi Miura ; Marcio Mattos Borges de Oliveira
Assunto(s):Administração da educação  Ensino fundamental  Análise de dados  Investimentos  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Envoltória de Dados (DEA) | Ensino Fundamental | Ideb | Investimento em Educação | Planejamento e Avaliação Educacional | Planejamento e avaliação do ensino fundamental de escolas municipais

Resumo

Esta pesquisa objetiva realizar uma aplicação da metodologia desenvolvida por Salgado Junior (2013) para propor práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEB. Para tanto, identificou-se, por meio da técnica da Análise Envoltória de Dados (DEA), as cinco escolas eficientes em alocar infraestrutura, nível socioeconômico (NSE) médio dos alunos e investimento financeiro em desempenho dos alunos no IDEB em um universo de 1.298 escolas. Posteriormente, realizou-se a seleção de cinco escolas consideradas ineficientes, escolhidas por julgamento e conveniência e localizadas no mesmo municípios das escolas eficientes, dentre as que apresentaram score DEA inferior a 0,80, NSE e tamanho similares às escolas eficientes. Em uma posterior etapa da pesquisa, por meio de estudos de múltiplos casos, será possível compreender os processos internos (práticas), que levam dois grupos de escolas (eficientes e ineficientes), com condições similares, a terem desempenhos diferentes no IDEB. Desta forma, é fundamental o deslocamento até estes municípios no intuito de realizar entrevistas com diretores, secretários de educação, professores, alunos e pais de alunos, além de conhecer as instalações e infraestrutura destas instituições de ensino e suas respectivas SMEs. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como aplicada de caráter quali-quantitativo. Como resultado, poderá ser possível identificar as práticas administrativo-pedagógicas que mais possam influenciar o desempenho dos alunos no IDEB. Por fim, essa pesquisa pode auxiliar no processo decisório de destinação dos recursos financeiros públicos para Educação e contribuir para que os diretores das escolas possam gerenciar suas práticas, visando melhorar o desempenho dos alunos no IDEB. (AU)

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