Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão e vida escolar: histórias de crianças e professores

Processo: 14/07979-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Geraldo Antônio Fiamenghi Júnior
Beneficiário:Geraldo Antônio Fiamenghi Júnior
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). Fundação Instituto de Ensino para Osasco (FIEO). Osasco , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar  Educação especial  Escola pública  Crianças  Interação professor aluno 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Educação | Inclusão | Professor | Psicologia | relações | Relações sociais e afetivas

Resumo

Embora a inclusão de crianças com necessidades especias esteja acontecendo nas escolas públicas do país, por conta da legislação, a realidade dessas crianças e de suas professoras ainda está distante do conceito de "inclusão". Os relatos mostram situações de angústia por parte dos professores, que não se consideram preparados para lidar com as diferentes formas de deficiências, as condições precárias de várias escolas públicas, não adaptadas às necessidades das crianças, além da falta de integração das crianças com os outros colegas e com a equipe técnica. Assim, esta pesquisa, ao utilizar observações sistemáticas semanais dos diversos contextos escolares cotidianos (aulas, recreio, entrada e saída), além de entrevistas com as professoras e aplicação do Desenho do Par Educativo nas crianças, objetiva explicitar as histórias de inclusão, vivenciadas pelas crianças com necessidades especiais e suas professoras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)