Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso intra-articular da toxina botulínica tipo A versus corticosteróide: um ensaio clínico em osteoartrite de joelhos

Processo: 14/05900-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rita Nely Vilar Furtado
Beneficiário:Rita Nely Vilar Furtado
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jamil Natour
Assunto(s):Reumatologia  Osteoartrite do joelho  Toxinas botulínicas tipo A  Corticosteroides 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:intra-articular | Osteoartrite de joelho | Toxina Botulinica | Reumatologia

Resumo

A osteoartrite (OA) de joelho é uma enfermidade muito prevalente. No entanto, poucas são as opções terapêuticas para os seus portadores. A toxina botulínica (TBA) mostra-se uma opção de tratamento para dor crônica. Se comprovada efetividade do seu uso intra-articular visando analgesia, a TBA pode vir a ajudar no tratamento desses pacientes. Objetivo: comparar a efetividade do uso intra-articular da TBA versus corticosteróide no tratamento de pacientes com OA de joelhos. Métodos: Será realizado um estudo prospectivo controlado randomizado duplo cego em três grupos (cada um com n=33) de pacientes com OA sintomática de joelhos que receberão medicação pela via intra-articular em um único momento. Os três grupos serão os seguintes: Grupo TBA: pacientes que receberão 100U de toxina botulínica; Grupo HT: pacientes que receberão 40 mg de hexacetonide de triancinolona (HT); e Grupo SS: pacientes que receberão 2ml de solução salina isotônica. Os pacientes serão avaliados por avaliadores "cegos" em 8 tempos de avaliação até 96 semanas de acompanhamento através de instrumentos de avaliação clínica (dor ao repouso e ao movimento, edema articular, goniometria, escala de melhora clínica, questionário de qualidade de vida como o SF36), funcional (questionário de Womac, teste de caminhada de 6 minutos, teste Time up and go), e ultrassonográfica (medida quantitativa e semiquantitativa de hipertrofia sinovial e semiquantitativa de Power Doppler). Serão utilizados os seguintes testes estatísticos de acordo com a necessidade: teste t de student, Mann-whitney, qui-quadrado de Pearson e ANOVA para medidas repetidas. Será considerada uma significância estatística de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, JAMILLE GODOY; NATOUR, JAMIL; NUNES-TAMASHIRO, JOSE CARLOS; TOFFOLO, SANDRA REGINA; ROSENFELD, ANDRE; VILAR FURTADO, RITA NELY. Comparison between intra-articular Botulinum toxin type A, corticosteroid, and saline in knee osteoarthritis: a randomized controlled trial. CLINICAL REHABILITATION, v. 33, n. 6, p. 1015-1026, . (14/05900-2)