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Estratégias de intervenção para idosos com comprometimento cognitivo leve

Processo: 14/18829-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Aline Cristina Martins Gratao
Beneficiário:Aline Cristina Martins Gratao
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem geriátrica  Comprometimento cognitivo leve  Educação em saúde  Memória (psicologia)  Terapia cognitivo-comportamental  Idosos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comprometimento cognitivo leve | educação em saúde | Gerontologia | idoso | memória | Terapia Cognitiva | Gerontologia

Resumo

Com o envelhecimento populacional, a demência tornou-se um dos mais relevantes problemas de saúde pública mundial. Dentre os diferentes tipos, a causada pela doença de Alzheimer (DA) é a mais frequente, respondendo por quase 60% dos casos. Acredita-se que o subtipo amnéstico do comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico (CCLa) pode ser uma forma sintomática inicial da DA. A literatura aponta que este grupo, apesar das dificuldades, têm preservada a capacidade de aprender novas informações e adaptar o seu comportamento e, há evidência de plasticidade cognitiva em tarefas envolvendo memória verbal, visual e funções executivas. Dentre as intervenções, na área da Gerontologia, para essa população, a Educação em Saúde (ES) e o Treino Cognitivo (TC) podem ser importantes escolhas para a melhora da memória, funcionalidade e qualidade de vida. Desta forma, torna-se imperativo o desenvolvimento de estudos, que utilizam estratégias de intervenções para essa população. Considerando o exposto, esse estudo tem como objetivo verificar os efeitos da ES (palestras e orientações a cerca de dúvidas elencadas pelo grupo) e do TC (atenção, memória e funções executivas) em idosos com CCLa, com avaliações da transferência das estratégias para o cotidiano, pré e pós intervenção e de seguimento. Os participantes serão avaliados antes e depois das intervenções por instrumentos de avaliação multidimensional, com follow up após 6 meses da intervenção. Em atingindo esse objetivo, o estudo deverá contribuir para o avanço da prática da Gerontologia com intervenções baseadas em evidências clínicas o que esclarecerá questões importantes e ainda não suficientemente resolvidas em relação à prevenção de doenças devastadoras como a Doença de Alzheimer. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCINE GOLGHETTO CASEMIRO; ISABELA AZEVEDO RODRIGUES; JULIANE CRISTINE DIAS; LUDMYLA CAROLINE DE SOUSA ALVES; KEIKA INOUYE; ALINE CRISTINA MARTINS GRATÃO. Impacto da estimulação cognitiva sobre depressão, ansiedade, cognição e capacidade funcional em adultos e idosos de uma universidade aberta da terceira idade. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 19, n. 4, p. 683-694, . (14/18829-4)
DIAS, JULIANE CRISTINE; RODRIGUES, ISABELA AZEVEDO; CASEMIRO, FRANCINE GOLGHETTO; MONTEIRO, DIANA QUIRINO; LUCHESI, BRUNA MORETTI; NISIHARA CHAGAS, MARCOS HORTES; CASTRO, PAULA COSTA; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA; MARTINS GRATAO, ALINE CRISTINA. Efeitos de um programa de Educação em Saúde na cognição, humor e capacidade funcional. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. 808-815, . (14/18829-4)