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A constituição social da memória e o uso de sistemas externos de representação: possibilidades pedagógicas

Processo: 14/17635-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento pedagógico  Práticas pedagógicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:memória mediada | Praticas pedagogicas | Teoria Histórico-Cultural | Psicologia da Educação

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é investigar o uso de sistemas externos de representação e as contribuições de práticas pedagógicas na constituição social da memória. A partir deste, os objetivos específicos foram assim delineados: (i) mapear quais são os sistemas externos de representação propícios para o aprimoramento da memória mediada que a professora disponibiliza no cotidiano de uma turma de educação infantil composta por crianças de 5 a 6 anos; (ii) examinar, juntamente com a professora desta turma, os modos pelos quais as crianças utilizam estes sistemas externos de representação; (iii) planejar conjuntamente com a professora, a construção de novos sistemas externos de representação para o desenvolvimento da memória mediada dos alunos; (iv) registrar a utilização destes novos sistemas no cotidiano escolar e (v) analisar, juntamente com a professora, os modos pelos quais as crianças utilizam estes novos sistemas externos de representação. Estes objetivos serão alcançados através de observações (videofilmadas) do cotidiano escolar e de reuniões com a professora da turma. As análises serão feitas buscando identificar (i) tendências de operações psicológicas da memória mediada das crianças e (ii) possibilidades de construção de sistemas externos de representação nas práticas pedagógicas. Espera-se que os resultados permitam aprofundar e fazer avançar os conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento da memória mediada e sobre as contribuições das práticas pedagógicas neste processo; além disso, como trata-se de uma pesquisa colaborativa, almeja-se contribuições para a formação de professores. (AU)

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