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Redução das emissões em motores de ignição por centelha operando com gás natural

Resumo

Apesar de existirem no mundo mais de 500.000 veículos rodando com gás natural somente recentemente sua tecnologia está evoluindo de forma a equiparar-se a outros combustíveis. No Brasil, como substituto de gasolina/álcool, o gás natural apresenta uma significativa vantagem econômica para veículos que rodam muito, sendo seu uso já consagrado, por exemplo, em taxis. Já como substituto do diesel, visando a redução da poluição dos grandes centros, sua utilização está sendo imposta compulsoriamente para ônibus urbanos. Sabidamente vantajoso na redução de material particulado (fumaça) em relação aos motores diesel, ainda são necessários cuidados para garantir que motores a gás operem de forma confiável e não aumentem a poluição de outros compostos, principalmente de óxidos de nitrogênio (NOx). Este projeto visa estudar importantes aspectos específicos do desenvolvimento de motores de ignição por centelha a gás natural para ônibus, que terão impacto na emissão de poluentes. A saber: - análise da influência da composição do gás natural no desempenho, consumo e emissões de poluentes; - avaliação de sistemas eletrônicos de injeção de gás e ignição da mistura combustível, incluindo identificação do sistema motor, para futuros desenvolvimentos de sistemas de gerenciamento e controle; - desenvolvimento de geometrias de câmaras de combustão mais favoráveis à queima de gás natural, pelo processo de queima pobre ("lean burn"); a abordagem científica desses aspectos, conjugando o desenvolvimento e aplicação de modelos de simulação da combustão e emissões com levantamentos experimentais em bancadas dinamométricas, deverá levar a uma redução das emissões de poluentes dos motores a gás natural existentes, sem prejuízo do desempenho e consumo de combustível. Acrescente-se que, a formação e capacitação de recursos humanos, em instituição pública, em área de interesse geral da população, como a de poluição atmosférica, é fundamental para assegurar futuras regulamentações que garantam a conservação consciente do meio ambiente. (AU)

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