Busca avançada
Ano de início
Entree

A lab system to study Plasmodium vivax transmission and interactions with the vector

Resumo

A malária é uma doença devastadora causada por parasitas do gênero Plasmodium, os quais são transmitidos entre humanos pelas picadas de mosquitos do gênero Anopheles. O relatório de 2013 aa OMS estimou que 207 milhões de casos e aproximadamente 627 mil mortes ocorreram apenas em 2012. Na América Latina, mais de 40% dos casos ocorrem no Brasil, no qual esta doença é considerada uma das maiores moléstias e uma barreira para o desenvolvimento sustentável de determinadas regiões. A transmissão de malária no Brasil é quase exclusivamente restrita à Amazônia e, cerca de 80% dos casos são relacionados ao Plasmodium vivax. O vetor mais importante nesta região é Anopheles darlingi. Apesar disso, o genoma de referência do An. darlingi, contendo mais de 10 mil genes, foi publicado apenas no ano passado; a colonização deste mosquito no Peru só agora foi alcançada; e não há ainda uma cultura estável de P. vivax que produza gametócitos para infecções dos mosquitos, embora esforços tenham sido feitos. Neste sentido, hoje, as interações moleculares entre P. vivax e An. darlingi são grandemente desconhecidas, especialmente devido à ausência de um sistema de infeção em laboratório para An. darlingi-P. vivax. Neste trabalho, propomos a formação de um consórcio transcontinental com o objetivo de estabelecer um modelo de laboratório para o estudo da transmissão do P. vivax no Brasil e suas interações com seu principal vetor. An. darlingi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS, BIANCA C.; RONA, LUISA D. P.; CHRISTOPHIDES, GEORGE K.; SOUZA-NETO, JAYME A.. A comprehensive analysis of malaria transmission in Brazil. PATHOGENS AND GLOBAL HEALTH, v. 113, n. 1, p. 1-13, . (13/11343-6, 14/50454-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.