Busca avançada
Ano de início
Entree

Development and characterization of molecularly imprinted polymer-based sensor for biomarker detection

Processo:14/50792-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Acordo de Cooperação: University of Surrey
Proposta de Mobilidade:SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Thiago Regis Longo Cesar da Paixão
Beneficiário:Thiago Regis Longo Cesar da Paixão
Pesquisador Responsável no exterior:Subrayal Medapati Reddy
Instituição Parceira no exterior: University of Surrey , Inglaterra
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:São Paulo
Vinculado ao auxílio:12/12106-5 - Utilização de medidas eletroquímicas, colorimétricas e de massa para discriminação de amostras de interesse forense e alimentício utilizando dispositivos inteligentes (línguas e narizes eletrônicos), AP.R
Assunto(s):Neoplasias da próstata  Diagnóstico precoce  Biomarcadores  Antígeno prostático específico  Técnicas de diagnóstico molecular  Genes homeobox  Genes EN2 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Quimica

Resumo

Câncer de próstata (CP) é o tipo de câncer mais diagnostico em homens no mundo e esse tipo de câncer é a segunda maior causa de morte em homens. Homens diagnosticados com câncer de próstata precocemente apresentam uma maior sobrevida. Um resumo do tempo de sobrevida do diagnóstico precoce do câncer de próstata mostrou um tempo de sobrevida de 5 anos para 80 % dos casos estudados. Contudo, esse dado variou bastante, apresentando também homens com doença metastática no momento do diagnóstico atingindo um tempo de sobrevida de 5 anos. Um antígeno específico da próstata (PSA, do inglês Prostate Specific Cancer) tem sido usado como um marcador no sangue para diagnosticar pacientes com a doença desde o início de 1980, mas a falta de especificidade e sensibilidade fizeram com que o seu uso como uma ferramenta de diagnóstico se torna controversa. Nesta proposta, o grupo do Dr. Paixão e grupo do Dr. Reddy vão desenvolver em sensor modificado com um polímero molecularmente impresso para o monitoramento da espécie EN2. EN2 é um membro da família de genes HOX, um subgrupo da superfamília homeobox importante no desenvolvimento embrionário e sua presença já foi descrita em pacientes que apresentaram câncer de mama e próstata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, LIGIA; COTTELL, ALISON; REDDY, SUBRAYAL M.; PAIXAO, THIAGO R. L. C.. Coupling dye-integrated polymeric membranes with smartphone detection to classify bacteria. RSC ADVANCES, v. 5, n. 119, p. 97962-97965, . (14/50792-3, 11/23355-3)