Busca avançada
Ano de início
Entree

Development and characterization of molecularly imprinted polymer-based sensor for biomarker detection

Resumo

Câncer de próstata (CP) é o tipo de câncer mais diagnostico em homens no mundo e esse tipo de câncer é a segunda maior causa de morte em homens. Homens diagnosticados com câncer de próstata precocemente apresentam uma maior sobrevida. Um resumo do tempo de sobrevida do diagnóstico precoce do câncer de próstata mostrou um tempo de sobrevida de 5 anos para 80 % dos casos estudados. Contudo, esse dado variou bastante, apresentando também homens com doença metastática no momento do diagnóstico atingindo um tempo de sobrevida de 5 anos. Um antígeno específico da próstata (PSA, do inglês Prostate Specific Cancer) tem sido usado como um marcador no sangue para diagnosticar pacientes com a doença desde o início de 1980, mas a falta de especificidade e sensibilidade fizeram com que o seu uso como uma ferramenta de diagnóstico se torna controversa. Nesta proposta, o grupo do Dr. Paixão e grupo do Dr. Reddy vão desenvolver em sensor modificado com um polímero molecularmente impresso para o monitoramento da espécie EN2. EN2 é um membro da família de genes HOX, um subgrupo da superfamília homeobox importante no desenvolvimento embrionário e sua presença já foi descrita em pacientes que apresentaram câncer de mama e próstata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, LIGIA; COTTELL, ALISON; REDDY, SUBRAYAL M.; PAIXAO, THIAGO R. L. C.. Coupling dye-integrated polymeric membranes with smartphone detection to classify bacteria. RSC ADVANCES, v. 5, n. 119, p. 97962-97965, . (14/50792-3, 11/23355-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.