Busca avançada
Ano de início
Entree

VI Latin American School on Computational Neuroscience (LASCON 2016)

Processo: 15/06487-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 03 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 29 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociência computacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelagem computacional de neurônios e redes de neurônios | Modelagem matemática de neurônios e redes de neurônios | Neurobiologia teórica | neurociência computacional | Neuroinformática | Neurossimuladores | Neurociência Computacional

Resumo

O objetivo da LASCON é fornecer a estudantes de pós-graduação, pós-docs e jovens pesquisadores uma introdução a métodos computacionais para modelagem e análise de neurônios e circuitos neurais. Esses métodos serão ilustrados com o uso de programas como neuroConstruct, NEURON, NEST, MATLAB, Brian e Virtual Brain, de ampla utilização pela comunidade científica internacional. O corpo docente (professores e tutores) da escola será composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com grande experiência em neurociência computacional e no uso dos programas citados acima. A escola terá a duração de um mês (03-29/01/2016) e as atividades consistirão de aulas teóricas e palestras nas manhãs, tutoriais práticos nas tardes e exercícios computacionais e desenvolvimento de projetos pelos estudantes nas noites. Os principais temas cobertos serão: modelos biofisicamente detalhados para neurônios e redes de neurônios; modelos simplificados para neurônios e redes de neurônios; plasticidade sináptica e memória; dinâmica neural; análise de trens de disparo; conectômica; modelos estocásticos em neurociência; e psiquiatria computacional. Os alunos serão divididos em grupos de dois e cada grupo terá que desenvolver um projeto sobre um dos temas tratados na escola. A escolha dos temas e a formação dos grupos serão feitas na primeira semana. No dia 13/01 haverá entrevistas com os estudantes para a definição final de seus projetos. No dia 25/01 os estudantes farão apresentações sobre o andamento dos seus projetos em forma de painéis informais, para obter comentários e sugestões dos professores e tutores. No último dia da escola, os estudantes apresentarão os resultados finais dos seus projetos em seminários de 15 minutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)