Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do mal-do-Panamá da bananeira visando o desenho de estratégias de manejo da doença

Processo: 15/03625-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Miguel Angel Dita Rodríguez
Beneficiário:Miguel Angel Dita Rodríguez
Instituição Sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luiz Antonio Junqueira Teixeira
Assunto(s):Fitopatologia  Doenças de plantas  Fusarium oxysporum  Mal-do-Panamá  Banana  Manejo e tratos culturais  Controle fitossanitário 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banana | cubense | Fusarium oxysporum f | mal-do-Panamá | Musa spp | sp | Fitopatologia

Resumo

O mal-do-Panamá, causado por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Foc), é considerada a doença mais destrutiva da bananeira. No Brasil a doença causa grande impacto seja reduzindo produtividade ou inviabilizando terras para o plantio. O estado de São Paulo, maior produtor brasileiro, não é a exceção. A doença obrigou a muitos produtores do Estado a substituir as cultivares do tipo Prata e Maçã (suscetíveis) por clones do subgrupo Cavendish (Nanica, Nanicão), que são resistentes às raças presentes no Brasil. Todavia, uma nova variante do patógeno, conhecida como raça 4 tropical (R4T), que afeta seriamente os clones Cavendish vem se disseminando rapidamente, causando grandes perdas à indústria bananeira mundial. Esta raça, ainda não relatada no Brasil, poderia causar impactos socioeconômicos incalculáveis, pois afeta seriamente a maioria das cultivares utilizadas no país. Por outro lado, mesmo na ausência de Foc R4T, o mal-do-Panamá continua causando perdas consideráveis nas variedades Prata e Maçã e vem afetado também os clones Cavendish em condições subtropicais do Brasil. Medidas de manejo que minimizem as perdas provocadas pela doença serviriam não só para aumentar a competitividade de pequenos produtores de 'Prata' e 'Maçã', mas como uma maneira de preparar o setor bananeiro para uma eventual entrada de R4T. Este projeto objetiva: a) realizar um diagnóstico da situação atual do mal-do-Panamá da bananeira nos principais polos produtores do estado de São Paulo; b) caracterizar a estrutura de populações do patógeno; e c) construir uma base de dados com informações sobre a influência de fatores bióticos e abióticos nas epidemias do mal-do-Panamá da bananeira. Espera-se que o conjunto de conhecimentos gerados neste projeto ajudem a delinear estratégias mais eficientes para manejo do mal-do-Panamá da bananeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KEMA, GERT H. J.; DRENTH, ANDRE; DITA, MIGUEL; JANSEN, KEES; VELLEMA, SIETZE; STOORVOGEL, JETSE J.. Editorial: Fusarium Wilt of Banana, a Recurring Threat to Global Banana Production. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 11, p. 6-pg., . (15/03625-7)