Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados

Resumo

Este projeto tem como objetivo implementar e investigar uma metodologia para a melhoria da escola pública. A análise da escola como uma organização tem angariado interesse dos pesquisadores que buscam a melhoria do ensino público através de análises sistêmicas. Neste projeto partimos do conceito de uma noção sistêmica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condições de aprendizado, ensino e participação da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura à transformações e inovação. Fazemos uso de questionários, previamente validados, para avaliar a percepção de todos os entes escolares (pais, alunos, gestores, e funcionários) sobre o clima escolar. Os dados, uma vez analisados, são utilizados por um grupo curador, representativo, que define metas e ações com base nos dados. Pesquisadores e colaboradores locais documentam estratégias e barreiras e sucessos, retornando as análises ao grupo de trabalho. A metodologia parte de estudos realizados ao longo de uma década em centenas de escolas nos EUA e tem como base um projeto piloto realizado em parceria, entre 2012-2014 com duas escolas públicas estaduais de São Paulo, além de um estágio pós-doutoral nos EUA. Neste projeto buscamos formalizar o projeto de pesquisa coletando e analisando dados longitudinais de natureza qualitativa e quantitativa de maneira sistemática. Buscamos desenvolver uma metodologia sustentável para engajar atores escolares no uso de dados para definir, implementar e aferir estratégias para mudança em sua prática, e em tempo, fomentar a abertura e inovação na organização escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)