Busca avançada
Ano de início
Entree

Os novos determinantes do êxodo rural e seus impactos sobre as desigualdades no mercado de trabalho: a interrelação entre fatores ambientais, sociais e econômicos

Processo: 15/09312-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Alexandre Gori Maia
Beneficiário:Alexandre Gori Maia
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25062-7 - Painel de informações ambientais, sociais e econômicas dos municípios, BP.TT
Assunto(s):Migração rural  Desigualdade  Mercado de trabalho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demografia Econômica | desigualdade | mercado de trabalho | Métodos quantitativos aplicados | Migração rural | População rural e mercado de trabalho agrícola

Resumo

O objetivo deste projeto conjunto de pesquisa entre a UNICAMP e a UCSB é analisar as interrelações entre a dinâmica da população rural, vulnerabilidade ambiental e as desigualdades socioeconômicas. Mais especificamente, pretende-se analisar a contribuição das variáveis sociais, econômicas e ambientais como determinantes das novas tendências da migração rural no território brasileiro, bem como os consequentes impactos desse êxodo rural nas desigualdades do mercado de trabalho nos municípios de origem e destino. Três resultados principais destas análises podem ser destacados: 1) elaborar um painel historicamente comparável de municípios com variáveis sociais, econômicas e ambientais (principalmente características de solo e clima); 2) analisar como características ambientais, sociais e econômicos dos municípios de origem (fatores de repulsão) e as características socioeconômicas dos municípios de destino (fatores de atração) fetam a dinâmica de população rural; 3) analisar como o êxodo rural afeta as diferenças salariais das atividades agrícolas e não-agrícolas nos municípios de origem e a inserção ocupacional nos municípios de destino. Por fim, a pesquisa tem como objetivo propor políticas de desenvolvimento rural, a fim de reduzir os riscos associados à dinâmica recente da atividade agrícola e à reconfiguração gradual da nova sociedade rural. Este projeto será desenvolvido em 2 anos e pretende fomentar uma parceria de pesquisa entre a UNICAMP e da UCSB, através de publicações conjuntas e intercâmbio de pesquisadores e de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORI MAIA, ALEXANDRE; SCHONS, STELLA ZUCCHETTI. The effect of environmental change on out-migration in the Brazilian Amazon rainforest. POPULATION AND ENVIRONMENT, v. 42, n. 2, . (15/09312-0)