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Computer task performance by subjects with Duchenne Muscular Dystrophy

Processo: 15/19361-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Beneficiário:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:computer task | Duchenne muscular dystrophy | Motor Learning | Neurologia

Resumo

ResumoObjetivos: Dois objetivos específicos foram estabelecidos para quantificar o desempenho em tarefa no computador entre pessoas com distrofia muscular de Duchenne (DMD). Primeiro comparou-se o desempenho de tarefa simples computacional entre os indivíduos com DMD e pessoas com desenvolvimento típico (DT) pareados por idade e sexo. Em segundo lugar verificou-se a capacidade de indivíduos com DMD para aprender a tarefa computacional relacionando com a funcionalidade motora, idade e desempenho inicial. Método: O estudo incluiu 84 pessoas (42 com DMD, média idade de 18 ± 5,5 anos e 42 que formaram o grupo controle). Os participantes realizaram uma tarefa de labirinto no computador; todos os participantes realizaram aquisição (20 tentativas), retenção (5 tentativas) repetindo o mesmo labirinto 5 minutos após a fase de aquisição, em seguida um labirinto diferente foi utilizado para verificar o desempenho na fase de transferência (5 tentativas). A escala de Mensuração da Função Motora (MFM) foi aplicada, e os resultados foram comparados com o desempenho na tarefa de labirinto. Resultados: Na fase de aquisição, ocorreu diminuição significativa no tempo de movimento (TM) entre o primeiro e o último bloco, mas apenas para o grupo de DMD, além disso houve retenção do desempenho alcançado e, ainda, na fase de transferência o tempo de movimento foi foi menor do que durante o primeiro bloco de aquisição, indicando melhoria desde as primeiras tentativas. Em todas as fases do estudo o grupo com desenvolvimento típico apresentou menor tempo de movimento. Conclusões: os participantes com DMD melhoraram o desempenho depois de praticar uma tarefa computacional; No entanto, a diferença em tempo de movimento esteve presente em todas as tentativas entre DMD e controles. Observou-se melhoria na tarefa computacional influenciada positivamente pelo desempenho inicial. Por sua vez, o desempenho inicial foi influenciado pela funcionalidade distal, mas não pela idade ou a funcionalidade geral. (AU)

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