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História e filosofia da biologia: elaboração e análise de uma proposta de formação docente.

Processo: 15/20479-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Thais Gimenez da Silva Augusto
Beneficiário:Thais Gimenez da Silva Augusto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Ensino médio  Ensino de biologia  Ensino de ciências  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Biologia | ensino de ciencias | Ensino Médio | Ensino-aprendizagem | formação de professores | história e filosofia da ciência | Formação de Professores

Resumo

O ensino de História e Filosofia da Ciência é fortemente recomendado pelos currículos oficiais, diretrizes para a formação de professores da área e pela literatura. No entanto, pesquisas têm mostrado que essa temática está pouco presente no cursos de formação inicial e continuada para professores, nos materiais didáticos e na educação básica e que professores e alunos apresentam visões distorcidas sobre a natureza da Ciência e o saber científico. Por esses motivos, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de um curso de formação continuada para professores de Biologia sobre a História e Filosofia da Ciência, desenvolvê-la junto aos docentes vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal e analisar os resultados dessa formação. As etapas de desenvolvimento da proposta compreendem: 1) a análise do Currículo Estadual de São Paulo de Biologia e dos materiais didáticos vinculados a ele, buscando verificar se esta temática está presente e como é abordada; 2) elaboração de um questionário para a coleta das concepções dos professores sobre a temática; 3) aprofundamento teórico e construção de sequências e materiais didáticos para serem apresentados e discutidos com os professores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa. Os dados serão coletados através de análise documental (do material didático da rede pública estadual), questionário e registro dos encontros através de filmagem e posterior transcrição. Para a análise, serão utilizadas as técnicas de análise de conteúdo. (AU)

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