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Desafios do acolhimento: espaço, política e pedagogia nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo

Processo: 15/21126-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Fernanda Arêas Peixoto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura  Serviço público  Espaço público  Escolas  Pedagogia  Periferia  Cotidiano  Interação  Acolhimento  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura | cotidiano | Equipamentos Públicos | escolas | interações | Periferia | Antropologia Urbana

Resumo

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) reúnem um conjunto de equipamentos de educação, cultura, esporte e lazer, e configuram centralidades urbanas em muitas das áreas mais periféricas de São Paulo. A pesquisa utiliza o termo acolhimento para referir-se à intenção de muitos servidores públicos dos CEUs de entregar benefícios aos moradores dessas áreas e de estabelecer relações de diálogo e reciprocidade com eles. O acolhimento depende do modo como se dão as interações cotidianas entre usuários e funcionários, e de como estas interações são influenciadas por espaços, normas, leis e diretrizes de um modo geral. A influência de aspectos como esses sobre as interações é objeto de uma investigação etnográfica realizada entre 2010 e 2014 entre gestores, bibliotecários e usuários dos CEUs Butantã e Vila Rubi. Destaca-se a proposição de uma tipologia de influências - designados contextos extensivos, intensivos e separadores - que vai além do pressuposto de que o acolhimento se efetiva exclusivamente por meio de espaços abertos e de outras formas de garantia de liberdades de ação e interação. Vale mencionar também que a pesquisa associa investigação e intervenção, pela sugestão de linhas de ação aos servidores dos CEUs e pela implementação e análise de uma reforma dos espaços da biblioteca do CEU Butantã - realizada com base em minha dupla formação em antropologia e arquitetura. (AU)

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