Busca avançada
Ano de início
Entree

Células dendríticas tolerogênicas IDO+ são induzidas por mastócitos expressando PD-1 (Tolerogenic IDO+ dendritic cells are induced by PD-1-expressing mast cells)

Processo: 16/02096-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Jose Alexandre Marzagão Barbuto
Beneficiário:Jose Alexandre Marzagão Barbuto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mastócitos  Linfócitos T reguladores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células dendríticas tolerogênicas | Ido | Linfocitos T reguladores | Mastócitos | Stat-3 | Apresentação de Antígenos

Resumo

Mastócitos (MC) são células residentes nos tecidos, ricas em mediadores inflamatórios, envolvidas em reações alérgicas e com um papel cada vez mais reconhecido na imunomodulação. Células dendríticas (DCs), por outro lado, são centrais na determinação de padrões de resposta imune, sendo muito eficientes células apresentadoras de antígenos que respondem prontamente a mudanças em seu microambiente. Aqui nós mostramos que o contato direto entre DCs imaturas derivadas de monócitos e MCs desvia as DCs para a indução de tolerância. Dos que tiveram contato direto com MC (MC-iDC) diminuíram a expressão de HLA-DR, mas aumentaram a de PD-L1 e estimularam linfócitos T reguladores, que expressam FoxP3+, secretam TGF-² e IL-10, e suprimem a proliferação de linfócitos T virgens estimulada por mitógenos. Além do mais, MC-iDC expressaram níveis mais altos de indoleamina-2,3-deoxigenase (IDO), um fenômeno que foi bloqueado pelo tratamento dos MC com anti-PD-1 ou de DCs com anti-PD-L1 ou anti-PD-L2, mas não pelo bloqueio de receptors de histamina, H1 e H2 em DCs. Contacto com MC também aumentou o nível de STAT-3 fosforilada em iDCs. Quando um inibidor deSTAT-3, JSI-124, foi adicionado às DCs antes do contato com MC, as MC-iDCs recuperaram sua capacidade de induzir a proliferação de linfócitos T alogênicos e não tiveram sua expressão de IDO aumentada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)