Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores

Processo: 15/21617-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Beneficiário:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Claudia Gomes ; Daniele Lozano ; ELAINE GOMES MATHEUS FURLAN ; Paulo Cezar de Faria
Assunto(s):Educação inclusiva  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação inclusiva | formação de professores | Licenciaturas | universidades federais | Educação inclusiva

Resumo

Explorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo desta pesquisa é analisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que tange aos pressupostos inclusivos. Para tanto serão analisados os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, bem como às respostas dos professores e alunos aos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os dados serão analisados quantitativa e qualitativamente, visando contribuir para o entendimento das condições, práticas e significações dos participantes da pesquisa acerca da inclusão. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re)pensarmos as práticas nos espaços envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELAINE GOMES MATHEUS FURLAN; PAULO CÉZAR DE FARIA; DANIELE LOZANO; FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON; CLAUDIA GOMES. Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 2, p. 416-438, . (15/21617-1)
FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON; ELAINE GOMES MATHEUS FURLAN; PAULO CEZAR DE FARIA; DANIELE LOZANO; CLAUDIA GOMES. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educ. Pesqui., v. 44, . (15/21617-1)