Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiência de interação de mulheres brasileiras com publicidade contraintuitiva: um estudo em Grounded Theory sobre a midiatização da imagem da mulher negra

Processo: 16/03996-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Leandro Leonardo Batista
Beneficiário:Leandro Leonardo Batista
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda  Mulheres negras  Racismo  Teoria fundamentada  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grounded Theory | midiatização | mulheres brasileiras | Publicidade contraintuitiva | Racismo | Publicidade Contraintuitiva

Resumo

Este trabalho enquadra-se como uma relevante e necessária proposta de continuidade e avanço dos estudos sobre as repercussões de sentido do estímulo contraintuitivo na comunicação publicitária brasileira. As articulações produzidas apresentam uma relevante contribuição aos estudos dos Meios e da Produção Mediática que abordam a publicidade como objeto, visto que a originalidade desta investigação oferece um rigoroso e substantivo estudo sobre as experiências de recepção da publicidade contraintuitiva por mulheres brasileiras (brancas e negras), compreendendo pelos seus olhares os significados e repercussões em estereótipos tradicionais associados à mulher negra. Com outras palavras, apresenta-se uma proposta de explicação sobre os nexos de sentido que são construídos quando da interação de mulheres brasileiras com narrativas publicitárias contraintuitivas que apresentam mulheres negras como protagonistas de seus discursos. Este trabalho configura-se como uma investigação qualitativa orientada pela interligação teórica das perspectivas do Interacionismo Simbólico e dos Estudos da Recepção (Midiatização, Mediações e Interação), com foco nas influências da mídia na (re)elaboração das identidades sociais, enquanto referencial teórico e pela Grounded Theory Construtivista, como abordagem metodológica. A construção dos resultados desta pesquisa possibilitou a articulação do modelo teórico representativo Experiências de interação de mulheres brasileiras com anúncios contraintuitivos. Este modelo está estruturado por duas categorias centrais: uma de caráter geral, que expressa as experiências de mulheres brancas e negras, denominada Dimensão sócio-emocional catártica no imaginário e a outra, de viés mais específico, que articula as experiências de mulheres negras, identificada no estudo como Experiência da dor do racismo e os efeitos de anúncios contraintuitivos para sua redução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)