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Racismo e educação: (des)caminhos da Lei 10.639/2003

Processo: 16/09819-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Teresinha Bernardo
Beneficiário:Teresinha Bernardo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação  Racismo  Escolas  Professores  Alunos  Lei  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | escolas | Lei 10639 | Professores E Alunos | Racismo | 2003 | Antropologia

Resumo

Este livro busca compreender os níveis de implementação da Lei 10.639/03 nas escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, analisamos elementos como a formação dos professores oferecida pelo Estado, o material didático utilizado e as informações coletadas entre professores e estudantes. Os dados apontaram que a Lei 10.639/03 não se efetivou na rede estadual e é operacionalizada apenas a partir de ações isoladas e pontuais. Ao argumentar essa hipótese, este livro relaciona a esfera da educação com a lógica de constituição e funcionamento do racismo no Brasil. (AU)

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