Busca avançada
Ano de início
Entree

Etiologia e epidemiologia da cercosporiose do caquizeiro

Processo: 16/11920-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcel Bellato Spósito
Beneficiário:Marcel Bellato Spósito
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Angelo Pedro Jacomino ; Beatriz Appezzato da Glória ; Nelson Sidnei Massola Júnior
Assunto(s):Etiologia  Epidemiologia  Caqui  Cercosporiose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caqui | Cercospora kaki | Cercosporiose | curvas de progresso da doença | Diospyrus kaki | etiologia | epidemiologia

Resumo

O Brasil é o quarto maior produtor de caqui do mundo, sendo São Paulo o maior estado produtor brasileiro. A cultura do caquizeiro tem se mostrado uma alternativa viável aos fruticultores que visam intercalar o pico de demanda da mão-de-obra na propriedade, uma vez que a colheita do caqui é feita em época distinta da maioria das demais espécies frutíferas cultivadas no estado. A produção brasileira é basicamente voltada ao consumo interno in natura, sendo ainda pequena a porcentagem da produção exportada como fruta fresca ou passa. No estado de São Paulo, as principais cultivares de caquizeiros são Fuyu, Giombo, Rama-Forte e Taubaté. Essas cultivares são bem adaptadas ao clima do estado e bem aceitas para o consumo interno. O caquizeiro é uma planta rústica que apresenta poucos problemas com doenças. Entre as doenças que ocorrem no caquizeiro, a cercosporiose, causada pelo fungo Cercospora kaki, é considerada a mais importante. A Cercosporiose é uma doença foliar que se caracteriza pelo aparecimento de lesões irregulares, que leva a desfolha prematura das plantas. Por ser o caquizeiro uma planta caducifólia, a queda prematura das folhas pode ocasionar um menor acúmulo de reservas de carboidratos no sistema radicular e, assim causar uma redução na produção da safra seguinte. Devido ao fato de existir poucas informações sobre a cercosporiose do caquizeiro, o objetivo do projeto é realizar estudos sobre a etiologia do patógeno e a epidemiologia da doença. Os resultados fornecerão informações sobre as condições ambientais favoráveis para a infecção do patógeno, a relação entre severidade da doença e acúmulo de carboidratos no sistema radicular, assim como período de incubação e suscetibilidade das diferentes cultivares de caquizeiro à cercosporiose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, RENAN FERNANDES; RODRIGUES MARQUES, JOAO PAULO; APPEZZATO-DA-GLORIA, BEATRIZ; SPOSITO, MARCEL BELLATO. Process of infection and colonization of Pseudocercospora kaki in persimmon leaves. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY, v. 169, n. 3, . (16/11920-1)